Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BOS é o 1º Hospital do país a realizar cirurgias de Catarata a laser pelo SUS

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba é o primeiro do país a realizar em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) cirurgias de catarata através de laser, o aparelho foi um grande investimento e tem como objetivo diminuir a fila de espera. Atualmente mais de mil e duzentos pacientes de todo o país aguardam para realizar o procedimento em Sorocaba, o novo equipamento não acaba com a fila, porém ele proporciona ao hospital mais agilidade na realização de cirurgias e também na recuperação dos pacientes.
Catarata provoca a opacificação do cristalino, causando cegueira parcial ou total


Aparelho

O novo aparelho de cirurgia de catarata a laser foi desenvolvido nos Estados Unidos e custou R$ 2 milhões, ele é considerado um dos maiores avanços da oftalmologia no tratamento da catarata, o equipamento é menos incisivo do que a técnica convencional, ele mostra imagens em três dimensões (3D) todos os detalhes da córnea do paciente e os pontos exatos da utilização do lazer. O método garante ao médico mais segurança e precisão na cirurgia.

O aparelho já tinha sido apresentado no ano passado no Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (Simbos) que reuniu mais de 300 médicos oftalmologistas de vários países para falar sobre as novas tecnologias da área. O evento acontece a cada dois anos, no ano passado o assunto principal foi catarata e cirurgias refrativas.

Catarata

A catarata é quando ocorre a turvação do cristalino (opacidade do cristalino), fator que impede que a imagem seja formada de maneira nítida na retina, atrapalhando a visão e em alguns casos causando a cegueira total ou parcial. Para acabar com o problema o cirurgião remove o cristalino, substituindo-o por uma lente intraocular que passa a desempenhar o papel do cristalino que foi removido. Dessa forma o paciente consegue voltar a enxergar sem dificuldades.

Com as tecnologias existentes hoje não é necessário aguardar o agravamento da catarata ou o paciente perder a visão, o chamado "amadurecimento"por essa razão, o número de cirurgias tem aumentado constantemente, pois o tratamento está mais precoce, minimizando o dano ao paciente.


O Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi fundado em 1995 pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), tem hoje mais da metade dos seus atendimentos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é referência em captação de córneas, sendo responsável por mais de 70% das captações no estado de São Paulo e 40% de todo o país. Atualmente o BOS possui centros de captação na região de Sorocaba, São Paulo e também em Campinas.