Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sorocaba conquista primeiro lugar no Programa Município VerdeAzul

Sorocaba ficou em primeiro lugar no programa Município Verde e Azul, atingindo a marca de 96,5 pontos o município, este já é o quinto prêmio consecutivo, em 2011 ela estava em 3º lugar. A pontuação é dada por meio de dez diretivas: tratamento de esgoto, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, crescimento sustentável, educação ambiental, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. O selo é muito importante pois garante à administração municipal prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).



O prêmio foi entregue nesta terça-feira em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. A cidade também recebeu o “Prêmio Franco Montoro” por ter sido a melhor classificada no comitê da bacia hidrográfica do Rio Sorocaba e do Médio Tiête.

Dos 489 municípios paulistas que participaram, 67 conseguiram o selo ambiental Verde e Azul. Para conseguir a certificação é necessário ter no mínimo oitenta pontos.

Esgoto 100% tratado

Esse ano Sorocaba também foi eleita uma das cinco melhores cidades em saneamento básico do país segundo ranking do Instituto Trata Brasil divulgado pelo Ministério das Cidades por meio do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). O município conta hoje com 96% do esgoto tratado e muito em breve vai ter 100% do esgoto tratado. Segundo o prefeito Antonio Carlos Pannunzio até o final de 2014 todo esgoto será tratado.

"Para este ano não foi possível concluir 100% do esgoto tratado por conta da paralisação das obras da ETE de Aparecidinha e da construção do emissário do rio Pirajibu, mas isso deve ser resolvido, é uma pendência judicial. Até o final do ano que vem nós certamente teremos 100% do esgoto tratado, isso vai melhorar ainda mais a nossa nota", afirmou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Sorocaba tem feito nos últimos anos um esforço muito grande na área ambiental para o crescimento sustentável. “A própria criação da Secretaria do Meio Ambiente já foi um progresso enorme e a secretária Jussara conseguiu reunir uma equipe primorosa”, destacou o prefeito.