Sorocaba abre cadastro habitacional pela internet; interessados devem se inscrever no site da prefeitura.
A prefeitura de Sorocaba-SP abriu cadastro web para os interessados em adquirir uma casa ou apartamento popular no município; os interessados precisam se inscrever online até o dia 31 de Janeiro de 2020.
O cadastro na demanda habitacional do município de Sorocaba servirá para que o poder público possa identificar qual é a demanda por moradia popular no município e, com base nisso, idealizar novos conjuntos habitacionais na cidade.
Caso seja selecionado futuramente, o munícipe terá a oportunidade de adquirir uma casa ou apartamento a preço popular, com parcelas que, na maioria dos casos, é muito inferior ao de um aluguel. No passado já houve conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida cujo valor da prestação era de, apenas, R$25,00 por mês (vinte e cinco reais por mês). Hoje as parcelas já são mais elevadas devido ao contingenciamento de gastos do Governo Federal.
COMO SE CADASTRAR
Ficou interessado? Então saiba que o cadastro pode ser feito sem burocracia pela internet pelo site habitacao.sorocaba.sp.gov.br/ ou servicos.sorocaba.sp.gov.br/bemmorarcadastro/ basta que a família interessada não seja proprietária de nenhum imóvel e/ou terreno.
No cadastro é necessário informar todos os membros que compõem o núcleo familiar; esse ano a prefeitura também está exigindo que o beneficiário anexe também uma foto do comprovante de endereço onde reside no município para comprovar o direito à inscrição em Sorocaba.
Para preencher a demanda habitacional não há exigência de renda mínima e/ou máxima, mas é importante salientar que os programas habitacionais geralmente atendem famílias com rende de, no máximo, 5 salários-mínimos; embora existam imóveis do MCMV para famílias com renda de até 10 salários-mínimos.
Quanto menor a renda familiar bruta, menor o valor da prestação, isso porque o Governo Federal, Estado e o Município subsidiam a maioria dos financiamentos imobiliários para famílias de baixa renda.
Por enquanto não foi anunciado nenhum sorteio, portanto, quem se inscrever fará parte da demanda habitacional do município e deve ficar atento aos editais no site da prefeitura para poder participar de processos seletivos e sorteios, informou à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).
Deixe uma resposta