Pular para o conteúdo principal

Fábrica da Toyota em Sorocaba inicia exportação do Etios para o Peru

A Toyota Brasil anunciou a exportação do Etios para o Peru. O veículo que é produzido na fábrica da montadora em Sorocaba (SP), começa a ser exportado a partir do segundo semestre de 2016. Além do Peru, o modelo já é exportado para a Argentina, Paraguai e Uruguai. A meta da empresa é fazer com que o percentual de exportação da fábrica sorocabana passe de 16% para 30%.
Etios montado em Sorocaba será exportado para o Peru, além de Argentina, Paraguai e Uruguai (divulgação)

Embora a notícia não gere de imediato, novos investimentos para o município. Ela é importante para a manutenção dos empregados em um momento que o país vive uma desaceleração econômica, evitando que trabalhadores sejam demitidos.

O primeiro lote de exportação para o Peru será de 300 unidadestanto do modelo hatch quanto do sedã – mas já há a expectativa de aumentar esse número, tudo vai depender da aceitação do modelo no país vizinho.

“Por meio desta iniciativa, a Toyota mostra, mais uma vez, a importância da sinergia gerada entre as subsidiárias da marca na região da América Latina, visando, principalmente, reforçar para este mercado os reconhecidos diferenciais de qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos para o benefício de seus consumidores”, afirmou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Presidente da Toyota do Brasil.

Outro fator que vêm contribuindo para a consolidação da planta da Toyota em Sorocaba como exportadora foi a implantação da fábrica de motores em Porto Feliz, município vizinho a Sorocaba, onde funciona o Complexo Toyota Brasil.

No final do ano passado já noticiamos que, além das versões Hatch e Sedã do Etios, a Toyota pretende montar o modelo Corolla em Sorocaba e está em fase de adaptação, a previsão é de que em Novembro o processo seja iniciado.

Além do Peru e Argentina, Paraguai e Uruguai, outros países, em breve, deverão receber as versões hatch e sedã produzida em Sorocaba. O que, segundo o presidente da empresa no Brasil, vai consolidar como exportadora a planta do município paulista.

Leia também:

DETRAN de Sorocaba SP

O Detran de Sorocaba (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão responsável pela fiscalização de condutores e de veículos, bem como documentação e leis do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). No município são duas unidades de atendimento, uma que fica no Jardim Leocácia e outra que funciona no Poupatempo e realiza diversos serviços aos motoristas e proprietários de veículos. Quem está tirando a primeira habilitação precisa passar por cadastro de digitais, passar por exames e fazer provas de avaliação elaboradas pelo órgão. Abaixo você confere o endereço da 19ª Ciretran de Sorocaba e também do posto de atendimento no Poupatempo, e fica sabendo como fazer o seu agendamento pela internet (obrigatório para diversos serviços).

Cadastro de Currículo para trabalhar na Toyota Sorocaba e Porto Feliz

A Toyota é uma montadora de veículos japonesa, cuja fábrica está localizada em Sorocaba e em Indaiatuba, ambas no estado de São Paulo, com regularidade a empresa vem recrutando novos profissionais para atuar em suas fábricas. O setor metalúrgico e o automobilístico é considerado o que paga melhor, por isso muitos almejam trabalhar em uma multinacional do porte da Toyota. A planta de Sorocaba tem capacidade para produzir uma média de 150 veículos por dia, sendo a capacidade anual de aproximadamente 70 mil veículos. Em Sorocaba são produzidos dois modelos, o Etios com carroceria hatch e a versão sedã. A fábrica

19ª Ciretran de Sorocaba - DETRAN - telefone, endereço

A Circunscrição Regional de Trânsito ou Ciretran  é o órgão do Detran ( Departamento de Trânsito) responsável pelo trânsito nos municípios. E dele a responsabilidade de fiscalizar, inspecionar e habilitar e prestar serviço aos motoristas. Ele é um órgão importante e através dele é possível verificar todo e qualquer assunto relacionado ao trânsito sejam para veículos ou CNH de habilitados. Quem vai tirar carteira de motorista precisa passar pelo órgão para dar andamento no processo, cadastramento da assinatura, foto e digitais que serão utilizadas na Auto Escola. A Ciretran de Sorocaba é a 19ª do Detran.

Segunda Via conta de água SAAE Sorocaba

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é a empresa responsável pelo abastecimento de água em Sorocaba e também pela rede de esgoto da cidade. A empresa pública foi criada em 1965 pela lei municipal número 1.390. O SAAE de Sorocaba ao longo desses anos passou por muitas melhorias, hoje a empresa tem um dos mais modernos e eficientes sistema de abastecimento do país, chega a praticamente 100% dos imóveis entre residenciais e comerciais situados em Sorocaba. Mensalmente a autarquia envia aos consumidores a conta de água com o detalhamento de consumo para que o mesmo possa efetuar o pagamento, no entanto se você ainda não recebeu a sua conta, é necessário solicitar uma segunda via pois pode ter havido extravio. A empresa disponibiliza diferentes meios para que o consumidor possa solicitar gratuitamente a segunda via de sua conta.

Solicitar segunda via pela Internet
Pela internet os consumidores podem emitir a segunda via, através do site oficial da empresa, acesse abaixo:

Acesse aqui o s…

Horários de Ônibus da Viação São João

A Viação São João é uma empresa de ônibus que é responsável pelo Transporte Municipal de Votorantim e também no transporte intermunicipal entre Sorocaba a Porto Feliz , Sorocaba a Votorantim, Sorocaba a Boituva e vice-versa. Além disso ela também atua em linhas intermunicipais rodoviárias com destinos  a várias cidades do interior e litoral de São Paulo.


A empresa de Ônibus São João também faz fretamento para empresas e fretamento turísticos para outros estados.


Linhas de Ônibus que a São João atua: 
As linhas representadas abaixo são vice-versa, por exemplo no primeiro caso Sorocaba a Votorantim, também parte de Votorantim com destino a Sorocaba.


Linhas Intermunicipais (Suburbana):
Sorocaba Votorantim Sorocaba Porto Feliz Sorocaba Boituva Linhas Intermunicipais rodoviárias: De (Origem)