Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como agendar o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), estendeu para todo o estado, Ao cadastramento biométrico do Título de Eleitor, embora nesta fase o cadastramento não seja obrigatório, a recomendação é que os eleitores efetuem o agendamento para a coleta das digitais, num futuro não muito distante deve aumentar a demanda pelo serviço, o que pode provocar filas. O cidadão que tiver a oportunidade deverá se antecipar, fazendo o cadastro antes da obrigatoriedade. Em Sorocaba o recadastramento iniciou-se no dia 01 de Outubro, neste artigo explicaremos como realizar o agendamento no município.


A inclusão das digitais no cadastro do título de eleitor tem uma finalidade muito importante, ela proporciona mais segurança ao cidadão, visto que outra pessoa não poderá assinar por ela no momento da votação. A biometria é considerado um método seguro de validação de identidade, tanto que já é utilizada por bancos, aeroportos, etc.

Agendamento para o Cadastramento Biométrico

Para incluir a sua impressão digital no cadastro do título eleitoral é fundamental que o eleitor realize o agendamento do serviço por meio da internet. Isso porque o atendimento só está sendo prestado mediante ao agendamento devido à capacidade limitada de atendimento do Cartório Eleitoral de Sorocaba.

O agendamento pode ser feito pelo site www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 ou pela aplicação apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp, após acessar a página da ferramenta basta selecionar o campo [Solicitar agendamento], posteriormente basta preencher um formulário com seus dados pessoais, endereço de e-mail e o número do título de eleitor (se tiver).

Depois de agendado basta comparecer na data e local indicado em seu agendamento. Em Sorocaba o Cartório Eleitoral fica na Praça da Maçonaria s/nº no Bairro Mangal, próximo ao Colégio Salesiano.

Caso queira cancelar o agendamento basta acessar a aplicação do agendamento pela internet e cancelar o horário agendado. É importante que o eleitor compareça com, no mínimo, quinze minutos de antecedência do horário agendado. Em caso de impossibilidade de comparecimento é importante cancelar a marcação de horário, visto que outra pessoa poderá ser atendida em seu lugar.

Caso o eleitor falte ao agendamento por mais de uma vez, a ferramenta de agendamento pode ser bloqueada por tempo indeterminado, por isso fique atento no momento do preenchimento das informações.

Em caso de dúvidas ligue para a Central de Atendimento ao Eleitor do Estado de São Paulo, cujo número é o 148 (custo de ligação local em todo o estado). Em caso de dúvidas, o eleitor também pode entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Sorocaba, cujo telefone é o (15) 3222-2177.