Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sorteadas as primeiras 464 moradias do programa Nossa Casa em Sorocaba

Neste domingo (25) a prefeitura de Sorocaba realizou o primeiro sorteio de moradias do programa Nossa Casa / Minha Casa, Minha Vida. O evento foi realizado no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e definiu as primeiras 464 famílias que poderão ser proprietários de 144 apartamentos no Residencial Bem Viver, no Cajuru, e outros 320 apartamentos localizados no Residencial Parque da Mata, no Jardim Maria Eugênia, além da lista de contemplados foi formado um cadastro reserva com suplentes, para a substituição caso algum candidato contemplado desista ou não se enquadre nas regras da faixa I do programa Minha Casa, Minha Vida.
Validação de candidatos do Nossa Casa ( Imagens crédito: Alexandre Lombardi / Secom)


A lista está disponível no site da prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br/#nossa_casa (basta acessar a opção “Lista dos Sorteados”).

Uma grande quantidade de famílias com renda de até R$1.600,00 compareceu ao CIC para acompanhar o sorteio, quem não pode comparecer pode acompanhar a apuração ao vivo pela internet.

Confirmação dos dados
A Sehab (Secretária de Habitação) confirmará agora os dados fornecidos no momento da inscrição junto as famílias. Esta etapa é importante para verificar a veracidade das informações do cadastro, já que a inscrição foi realizada também pela internet sem a apresentação de nenhum documento comprobatório. A data, horário e local será divulgada posteriormente. As convocações serão divulgadas no Jornal do Município de Sorocaba e também no portal da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br

O sorteio foi realizado seguindo todas as normas da Portaria nº 595/2003 do Ministério das Cidades, no qual obriga o município a priorizar candidatos em grupos diferentes, como: idosos, pessoas com deficiência, mulher arrimo de família, portadores de doenças graves, morador de Sorocaba há mais de três anos na condição de aluguel ou área de risco. Sendo assim, conforme o artigo 5.4 determina que para cada um dos seis grupos preferenciais, caso não seja sorteado, a pessoa terá direito de constar nas demais urnas, por conta disso o nome pode aparecer mais de uma vez no sorteio. No entanto, uma vez sorteado, a pessoa tem o seu nome automaticamente bloqueado pelo sistema de validação, tanto que, na lista oficial divulgada no site da prefeitura não consta nenhum nome repetido.

Mais moradias
Essas primeiras 464 moradias sorteadas é apenas o começo, até 2016 estão previstas a conclusão de 5.600 moradias, quantidade essa que ultrapassou a quantidade do plano de governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que previa cinco mil unidades habitacionais em quatro anos. Essas moradias são importantes pois beneficiam famílias com renda de até R$1.600,00 (renda familiar bruta), faixa onde concentra-se a maior parte do deficit habitacional do município.