Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prefeitura de Sorocaba disponibiliza segunda via do IPTU e ISS pela internet

A prefeitura municipal de Sorocaba já disponibilizou em seu site na internet, um serviço online que permite a emissão online da segunda via da guia de pagamento referente ao Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), do ISS e outras taxas do exercício fiscal referente ao ano de 2014. No entanto, o serviço não é válido para os exercícios anteriores, pois o munícipe que deixou de pagar já deve ter tido o nome incluído na Dívida Ativa. O serviço foi criado para facilitar a vida dos cidadãos, que agora não precisarão se dirigir a prefeitura ou a uma das Casas do Cidadão para solicitar a emissão de uma segunda via, caso não tenha recebido ou tenha tido o carnê do IPTU 2014 extraviado.
Sorocaba disponibiliza emissão da 2ª via do IPTU pela internet


É importante que o contribuinte emita a segunda via para fazer o pagamento, pois se o pagamento na for computado pela prefeitura, ele poderá ser incluído na dívida ativa do município, podendo trazer transtornos para o cidadão. Caso já tenha o nome incluído em exercícios anteriores, é importante procurar a Secretária Municipal da Fazenda para regularizar o débito, pois pela internet não será gerada a segunda via, pois tal serviço só é disponibilizado para o exercício atual.

Como emitir

O processo de emissão é simples, acesse a página oficial da prefeitura no endereço: www.sorocaba.sp.gov.br no menu direito da tela você verá uma janela contendo os “Serviços da SEF” (Secretária da Fazenda), posteriormente selecione a opção IPTU e Taxas – 2ª Via.

Na janela seguinte é preciso informar o número da “Inscrição Imobiliária” (ou Inscrição Cadastral). Esse número vem informado em todos os carnês de IPTU do imóvel em questão, consulte exercícios anteriores para identificar o código do imóvel. Se está informação estiver correta, será apresentado o endereço completo do imóvel e demais informações que facilitem a identificação, posteriormente será possível imprimir as parcelas do exercício 2014 para pagamento.

É importante que o cidadão fique atento a data de vencimento da segunda via gerada pela internet. Caso não efetue o pagamento até o dia informado, deverá acessar novamente a plataforma para emitir uma 2ª via atualizada do IPTU e suas taxas.

Caso tenha dificuldades na emissão da segunda via ou então tenha débitos referentes a exercícios anteriores, o contribuinte deve procurar diretamente a Secretária da Fazenda do município ou as Casas do Cidadão, para efetuar a quitação da dívida.