Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência tem 118 vagas de emprego em Sorocaba

O PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência) está com 118 vagas de emprego para trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. Os interessados podem se candidatar no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e também pela internet através do site do programa Emprega São Paulo. As vagas são para trabalhar em diversos setores: indústria, comércio, setor de prestação de serviços e construção civil. O Padef já inseriu mais de treze mil profissionais no mercado de trabalho em todo o Estado de São Paulo. Abaixo confira o procedimento para cadastramento de currículo pela internet e também através do PAT Sorocaba.
A Lei 8.213 de julho de 1991 determina que todas as empresas com mais de cem funcionários devem destinar entre 2% e 5% das vagas de emprego para portadores de deficiências. Segundo o CONAD (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência) nem cinquenta por cento das vagas disponibilizadas são preenchidas. A participação ainda é tímida, pois há vagas para este tipo de profissional. No Brasil estima-se que existam cerca de 45,6 milhões de pessoas com, pelo menos, um tipo de deficiência, o que representa 23,92% na nossa população, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Cadastro pela internet

Os interessados podem ser inscrever por meio do site www.empregasaopaulo.sp.gov.br para ter acesso as vagas para portadores de deficiência o candidato deve selecionar a opção cadastre-se no quadro do PADEF (último). O cadastro atualmente é feito pelo MTE Mais Empregos, portal que é interligado ao SINE (Sistema Nacional de Empregos) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

São mais de 118 vagas disponíveis nesta terça-feira (25), essas vagas são para vários níveis de escolaridade: ensino fundamental, médio, técnico e superior.

Cadastro PAT

Se você preferir pode também fazer o cadastro pessoalmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba, basta comparecer no seguinte endereço:
Rua Coronel Cavalheiros nº 353 no Centro de Sorocaba.
Referência: Próximo ao Terminal São Paulo e ao Poupatempo.

Documentos Necessários

Para se inscrever no Programa de Apoio á Pessoa com Deficiência (PADEF) o interessado deve comparecer no PAT munido dos seguintes documentos:

  • Documento de Identificação Oficial com foto (RG, Passaporte, etc);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • PIS, NIS, NIT ou Pasep (se tiver);
  • Carteira de Trabalho¹
  • Laudo Médico²


¹Caso não possua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) leve também duas fotos 3x4 para emitir gratuitamente o documento.
²O Laudo Médico precisa ter o CID (Código Internacional de Doenças). Caso a deficiência seja auditiva é necessário levar também o laudo Audiométrico.