Como fazer o Título de Eleitor em Sorocaba

O Título de Eleitor é um documento muito importante para quem tem mais de 18 anos, isso porque ele é muito solicitado. As pessoas com idade a partir de 16 anos podem fazer o documento gratuitamente. Em Sorocaba o Título Eleitoral é realizado apenas no Cartório Eleitoral onde concentram-se todas as Zonas Eleitorais do município. Caso você tenha perdido ou esteja como alguma pendência poderá regularizar e tirar uma 2ª via.


O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos, e também para os analfabetos. Quem tem entre 18 e 70 anos está obrigado a votar, na impossibilidade deverá efetuar a justificativa no dia da eleição ou no prazo preestabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Documentos Necessários

Em Sorocaba você deve comparecer a 137ª Zona Eleitoral com os seguintes documentos:
RG ou outro documento oficial com foto;
CPF (Cadastro de Pessoa Física);
Comprovante de Endereço (recente);
Homens maiores de 18 anos devem levar também o Comprovante de Serviço Militar Obrigatório (reservista / alistamento);

Quando o título pode ser solicitado

Em ano não eleitoral ele pode ser solicitado a qualquer dia útil do ano (segunda a sexta), já em ano de eleição a solicitação deve ser realizada no mínimo cinco meses antes do dia da eleição. Já a segunda via pode ser solicitada até 10 dias antes do dia da votação. A idade mínima para fazer o documento é 16 anos completos.

Agendamento pela internet

Para ganhar tempo você pode preencher o cadastro através da internet e comparecer apenas para retirar o documento e apresentar os comprovantes solicitados, para isso acesse o Título Online no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e preencha os dados da solicitação. Caso você não compareça para retirar o documento e apresentar os documentos solicitados, a sua solicitação será cancelada automaticamente.

Onde fazer – Endereço

O Título de Eleitor deve ser feito no Cartório Eleitoral de Sorocaba que fica na Praça da Maçonaria s/n – Bairro Mangal.
Referência: Local onde funcionava o antigo Fórum Novo, em frente ao colégio Salesiano.


Horário de Atendimento

A partir de janeiro de 2012 o horário de funcionamento do Cartório passou a ser de segunda a sexta feira das 12h às 18h, exceto feriados.

Outro serviço oferecido pelo cartório eleitoral é a regularização de documentos. Em 2013 o TSE cancelou mais de 9 mil títulos de eleitor em Sorocaba por falta de regularização. Além de ser uma pendência junto ao órgão, ficar com o titula irregular também pode trazer muitos transtornos para tirar passaporte, fazer matrícula na faculdade e até mesmo conseguir um emprego.
Tecnologia do Blogger.