Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sorocaba ganha uma árvore por veículo 0km vendido

A cidade de Sorocaba agora ganhará 1 árvore para cada carro 0km vendido na cidade, é o que determina a lei municipal nº 8.568 que já está em vigor no município. Em Sorocaba a média é de 24 mil veículos 0km que são vendidos por ano, com isso se a média for mantida cerca de 24  mil mudas de árvores devem ser plantadas por ano na cidade. Além de contribuir para a sustentabilidade de nossa cidade a medida torna a cidade mais bonita e reduz os índices de poluição do município.


As concessionárias de veículos serão responsáveis pela compra e pelo plantio das mudas, já a Secretária do Meio Ambiente irá escolher a espécie e o tamanho das mudas que devem ser plantadas e o local.
Por mês as ruas de Sorocaba ganham cerca de 2 mil veículos entre carros, motos, caminhões, ônibus e utilitários. Além de prejudicar o trânsito da cidade esses veículos são grandes responsáveis pela poluição e má qualidade do ar. Com a nova lei a cidade deve se tornar mais sustentável pois a quantidade de árvores cresceram na mesma proporção.

A nova lei só vale para os veículos 0km, os carros usados não entram na contagem.

Veículos "velhos" são grandes poluentes
No estado de São Paulo veículos com mais de 20 anos não pagam IPVA, embora esta isenção seja benéfica para muitos proprietários ela prejudica o meio ambiente e também torna a frota de veículos ultrapassada, pois os veículos com mais de 20 anos são justamente os que mais poluem. A isenção do IPVA para veículos antigos é polêmica, muitos afirmam ser favoráveis e outros consideram a medida prejudicial, o fato é que se houvesse um controle maior dos emissores poluentes teríamos menos poluição, para isso é preciso fiscalização das autoridades.