Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sorocaba está perdendo de vez sua Zona Rural

As áreas rurais em Sorocaba estão em extinção, isso porque a cidade está sendo tomada por uma “mancha urbana”, as terras que antes eram de pequenos agricultores estão dando lugar a gigantes condomínios e loteamentos espalhados por diversas regiões da cidade. Seria uma falta de estímulo ou uma tendência natural que está acontecendo no Brasil inteiro?





A falta de estímulo 
Muitos agricultores acabam abandonado o trabalho no campo por conta da falta de estímulo do poder público, e também por conta dos prejuízos com as chuvas e o baixo preço de seus produtos, com isso acabam migrando do campo para a cidade, vendendo suas terras para loteadoras e construtoras.


Sorocaba e sua vocação industrial e Comercial 
A cidade possui muitas indústrias e também muitos comércios. A chegada da Toyota e multinacionais de vários seguimentos para o município, e também os novos Shopping Centers atraiu muitas pessoas para morar na área urbana de Sorocaba.
A cidade de fato não possui uma vocação para Agricultura por falta de espaço e de terrenos, no entanto é preciso que nossos governantes deem estímulos. Infelizmente o que acontece é justamente o contrário, os governantes acabam dando incentivos para as indústrias deixando de lado os produtos rurais.

Construção de 2.560 Apartamentos no Caguaçu
Foto Créditos: Zaqueu Proença

Construção no Caguaçu
Foto: Zaqueu Proença

O Crescimento Urbano está suprimindo as áreas rurais 

Um exemplo do que está acontecendo, o Bairro Caguaçu fica na Zona Norte de Sorocaba, próximo ao São Bento, uma das poucas regiões onde ainda existem áreas rurais, no entanto não param de surgir condomínios e loteamentos naquela região. A própria Prefeitura de Sorocaba está construindo ali um bairro para aproximadamente 10 mil pessoas, serão construídos 2.560 apartamentos (Condomínio Carandá,  fotos acima)em uma área na Rodovia Emereciano Prestes de Barros, com isso será praticamente criado um novo bairro naquela região que antes era tomada por sítios e pequenas plantações. O lado positivo é que será construído também na grande área escolas, creches, centro de saúde, lazer e segurança. Junto com isso deve vir comércio e mais loteamentos, com isso a Zona Rural vai sendo suprimida em prol do crescimento urbano do município.
Grande Loteamento na Região do Caguaçu
Foto: Divulgação

O Bairro Caguaçu é a maior região Rural da cidade, "daqui a pouco" ele deve ser totalmente urbanizado. É só ver a quantidade de condomínios e loteamentos que estão tomando conta de toda a região.

De interior Sorocaba só tem a sua localização, pois ao contrários de muitos que afirmam “Orgulho do Interiorrr” a cidade se transformou em uma “Metrópole” que já vive o caos das grandes cidades como: engarrafamentos, enchentes, violência, poluição dentre outras características da urbanização. Será o crescimento desenfreado tomando conta de nossa cidade??