Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sorocaba terá revisão obrigatória do eleitorado

Eleitor que não fizer o recadastro obrigatório para a inclusão da biometria no Título de Eleitor corre o risco de ter o documento cancelado pela Justiça Eleitoral.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) publicou no dia 19 de Abril de 2017 que os eleitores de Sorocaba e mais dois municípios (Araçoiaba da Serra e Santo de Pirapora) terão que fazer um recadastramento no cartório eleitoral para que a Justiça Eleitoral possa fazer uma revisão no número de eleitores. Os eleitores que já fizeram o cadastro biométrico estão dispensados da atualização cadastral, pois o processo já foi feito recentemente, já os eleitores que ainda não fizeram o cadastro eleitoral devem procurar o Cartório Eleitoral ou Poupatempo, do contrário terão o documento cancelado.
TRE-SP aprovou a revisão do eleitorado em Sorocaba, Salto de Pirapora e Araçoiaba. Quem não fizer terá o Título de Eleitor Cancelado pela Justiça Eleitoral (divulgação)

O recadastro tem por objetivo renovar a base de dados do município, pois o cadastro de alguns moradores é muito antigo, muita gente mudou de endereço e não providenciou a atualização, o re-cadastro é uma forma de excluir esses eleitores da base de dados e, ao mesmo tempo, dar mais segurança com a inclusão do cadastro biométrico.

O cadastro biométrico já está acontecendo em Sorocaba e deve seguir até o fim do mês de Maio. Embora o eleitor possa fazer o cadastro biométrico após o prazo, corre o risco de ter o documento cancelado pela Justiça Eleitoral.

Agendamento – Para agilizar o atendimento o Cartório Eleitoral de Sorocaba pede que o munícipe faça o agendamento pelo site www.tre-sp.jus.br. Em caso de dúvidas basta ligar no telefone 148 (exclusivo para informações, não realiza agendamento!). Há também atendimento no Poupatempo de Sorocaba, onde a maioria dos serviços podem ser realizados sem a necessidade de agendamento. Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos, Mauá, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e São Paulo – Lapa, Itaquera, Luz e Santo Amaro), o eleitor é atendido por ordem de chegada, sem a necessidade de agendar. Esses postos atendem cidadãos de todo o Estado.

O eleitor que ficar com o Título de Eleitor Cancelado terá que fazer um novo alistamento em um cartório mais próximo ao de residência. O documento cancelado gera uma série de restrições, tais como: dificuldade para conseguir um emprego registrado, restrição para assumir cargo público, tirar passaporte, fazer matrícula em universidades, etc.

Importante: os munícipes de Santo de Pirapora e Araçoiaba da Serra deverão procurar os respectivos cartórios eleitorais para fazer o recadastro do Título de Eleitor.

Mais informações podem ser obtidas no site do TRE-SP ou pelo telefone 148.