Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Toyota inaugura nova fábrica de motores em Porto Feliz

Governador de SP lembrou que a Toyota manteve o emprego mesmo durante a crise econômica que o país está enfrentando, além de dobrar as exportações.

Nesta terça-feira (10/05) a Toyota inaugurou sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP), na Região Metropolitana de Sorocaba. A montadora japonesa investiu cerca de R$ 1 bilhão em sua quarta fábrica no Brasil. A estimativa é de que sejam gerados, pelo menos, 700 empregos diretos. O evento de inauguração contou com a presença do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de executivos da multinacional.
Fábrica de Porto Feliz produzirá motores para o Complexo da Toyota em Sorocaba (imagem: divulgação A2 Fotografia / Alexandre Moreira, SECOM SP)

A planta está localizada estrategicamente próxima ao Complexo Toyota Sorocaba, onde é feita a montagem das versões hatch e sedã do compacto Toyota Etios. A planta de Porto Feliz será responsável pela produção de motores 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, biocombustível e gasolina.

Durante a cerimônia o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lembrou da importância da montadora para a economia do estado, lembrando que ela conseguiu manter empregos mesmo durante a crise. “A Toyota manteve o emprego mesmo durante a crise, dobrou as exportações, passando de 12% pra 25%. Nós visitamos a fábrica, vimos desde a usinagem, a fundição e a montagem. Quero trazer um abraço para família Toyota por essa grande demonstração de confiança no Brasil e em São Paulo," disse Alckmin.

A planta já tem capacidade para produzir anualmente 108 mil motores. A produção inicial deve ser de 70 mil motores por ano, mas pode ser aumentada de acordo com a demanda de produção da montadora japonesa.
Inaugurada a fábrica da Toyota em Porto Feliz SP. (imagem: Alexandre Moreira/ divulgação SECOM SP)
A nova fábrica fica a cerca de 30km da fábrica da Toyota em Sorocaba-SP, ela foi construída em uma área com 872.500 metros quadrados. A planta apresenta conceitos ecológicos, com o objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) e resíduos orgânicos.
Localizada no quilômetro 125 da Rodovia Marechal Cândido Rondon em Porto Feliz – SP.

A nova planta deve gerar, pelo menos, setecentos empregos diretos, além de outros 300 indiretos. O processo de recrutamento para o início da operação da nova unidade já foi iniciado, veja aqui como enviar seu currículo pela internet, o cadastro é válido para interessados em trabalhar na planta de Porto Feliz, Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo.