Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (04)

Nesta quarta-feira (04) termina em todo país o prazo para regularizar o Título de Eleitor, isso porque a regularização deve ser efetuada até 151 antes da votação, que acontece em Outubro. Quem perder o prazo não poderá regularizar o documento até o final das eleições de 2016, ficando impedido de votar. Em Sorocaba o cartório eleitoral está com uma demanda muito grande, pois muita gente deixou para a última hora, gerando filas e transtornos.

Em São Paulo a Justiça Eleitoral ampliou o horário de atendimento, das 9h às 18h. Como não há agendamento em virtude da alta demanda, para ser atendido, é preciso enfrentar fila. Cabe salientar que o TRE-SP está fazendo uma campanha de regularização cadastral desde Janeiro de 2016, alertando sobre a necessidade de regularizar ou transferir o título até 04 de Maio de 2016.

Grande parte das pessoas que procuram o atendimento da Zona 137ª do Cartório Eleitoral de Sorocaba são de pessoas que estão com o documento regular e que, portanto, não precisariam comparecer a unidade. Só deve comparecer ao Cartório Eleitoral aqueles que atendam aos requisitos abaixo:
  • Quem deve regularizar o título de eleitor:
  • Quem não votou nas últimas três eleições;
  • Quem teve o título de eleitor cancelado;
  • Quem pretende transferir o título de eleitor para Sorocaba (o documento é de outra cidade);


CARTÓRIO ELEITORAL DE SOROCABA

Em Sorocaba-SP o Cartório Eleitoral fica na Praça da Maçonaria s/nº no Bairro Mangal, antigo Fórum Novo e em frente ao Colégio Salesiano. O horário normal de atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 13h às 18h. Devido a grande demanda de atendimento o TRE-SP estendeu o horário de atendimento das 9h às 18h, na última semana de regularização.

Documentos Necessários:
  • 01 Documento de Identificação Oficial com Foto (RG, CNH, passaporte, etc);
  • 01 comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Certificado de Dispensa de Reservista do Exército (apenas os homens);


Perdeu o prazo, e agora? Quem perdeu o prazo ficará impedido de votar nas eleições de 2016. A retomada do atendimento e, consequentemente, da regularização nos Cartórios Eleitorais deve ser disponibilizada apenas após as eleições municipais de Outubro. Aqueles que perderam o prazo e estão com o documento irregular podem ter transtornos, tais como: impossibilidade de fazer matrícula em universidade, tirar passaporte, assumir cargo público, dentre outros problemas que a irregularidade com a Justiça Eleitoral pode causar.