Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Corolla será produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba

Além das versões hatch e sedã do Etios a fábrica do município deve ser a responsável também pela montagem do Corolla.

A Toyota anunciou nesta quinta-feira (17 de Dezembro) um investimento de R$ 30 milhões na fábrica de Sorocaba SP para que seja possível a produção de mais um modelo de veículo, o Corolla. Atualmente a fábrica sorocabana é responsável apenas pela montagem do compacto Etios nas versões sedã e hatch, a estimativa é que até o final do segundo semestre de 2016 a ampliação seja concluída.

A planta de Indaiatuba compartilhará a montagem após a ampliação da planta local, a estimativa é que o novo modelo já seja produzido em Novembro do ano que vem. Já que o processo de adaptação é considerado prioritário pelos representantes da montadora japonesa no Brasil.


A decisão foi tomada depois que a planta de Indaiatuba, que é responsável pela produção do Corolla, chegou ao seu limite operacional, são produzidos 76 mil carros por ano, com turnos extras de trabalho para atender à demanda pelo Toyota Corolla.

Na planta de Sorocaba o Etios continuará sendo produzido, porém, a partir de 2016 será a responsável por pintar as carrocerias armadas e realizar a montagem final do veículo sedã, o Corolla.

A ampliação na produção deve gerar mais empregos na planta Sorocaba, porém, a empresa não divulgou uma estimativa de contratações e nem quantos veículos do modelo Corolla devem ser finalizados por ano no município.

O Corolla é um grande sucesso de vendas da montadora, segundo dados da companhia, entre Janeiro e Novembro de 2015 foram comercializados 60.922 veículos no país, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com a crise que a indústria automobilística vem enfrentando no país, graças a esse número o modelo conseguiu uma participação imponente no mercado, tendo participação de quase 40% em seu segmento. Até outubro, 14 mil carros do modelo também foram exportados para a Argentina.