Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PAT Empregos permite o registro presencial ou pela internet

A cidade de Sorocaba-SP conta com um Posto de Atendimento ao Trabalhador, mais conhecido pela sigla PAT, tal órgão público é responsável pela intermediação de mão de obra na região metropolitana de Sorocaba. O posto funciona como se fosse uma agência de emprego, contudo, trata-se de um posto público, cujo atendimento é gratuito tanto para o trabalhador quanto para os empregadores. São milhares de oportunidades disponibilizadas todos os meses, sendo que o banco de dados é atualizado periodicamente em sincronia com o SINE (Sistema Nacional de Empregos).
O registro de um currículo pode ser feito basicamente de duas formas:

  • Presencial no PAT Sorocaba;
  • Pela internet (via Emprega SP ou MTE Mais Empregos);


CADASTRO PRESENCIAL

Caso prefira o registro presencial, compareça a única unidade de atendimento disponível em Sorocaba, cujo endereço é Rua Coronel Cavalheiros nº 353, esquina com a Rua Leopoldo Machado, bem próximo ao Terminal São Paulo (ônibus municipal). O atendimento está disponível de 2ª a 6ª das 8 h às 16 h (exceto nos feriados).

Para obter mais informações sobre o atendimento presencial favor ligar para (15) 3229-2880.

Importante: Em alguns dias o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba (PAT) recebe uma grande demanda de atendimento. Recomenda-se que os interessados em efetuar o primeiro cadastro compareçam logo pela manhã para retirada da senha de atendimento.

Sempre que possível efetue o cadastramento de seu currículo via internet, confira as instruções no final desta matéria.



CADASTRO E CONSULTA DE VAGAS PELA INTERNET

Na internet há dois sites no qual é possível incluir currículo, atualizar ou consultar vagas de emprego. O Emprega São Paulo www.empregasaopaulo.sp.gov.br, cujo responsável é o Governo do Estado de São Paulo e o MTE Mais Empregos maisemprego.mte.gov.br de propriedade do Ministério do Trabalho e Emprego. O cadastro em ambos os sites pode ser realizado gratuitamente.

Após cadastrar-se no Sistema Nacional de Empregos (SINE), o usuário poderá consultar as vagas disponíveis de acordo com o seu perfil profissional.

Para o cadastro online é indispensável que o internauta tenha mais de 14 anos e possua os seguintes documentos: carteira de trabalho, CPF e número de inscrição social (PIS, NIS, NIT ou Pasep). Caso não possua a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) basta comparecer a um posto de atendimento com duas fotos 3x4 para obter o documento.

Importante: Após cadastrar-se por meio da internet é fundamental que o usuário mantenha suas informações sempre atualizadas. Caso fique muito tempo sem acessar a plataforma o seu currículo fica temporariamente “invisível” na plataforma até que os dados sejam atualizados.