Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cartório Eleitoral de Sorocaba realiza o cadastramento biométrico

Nas próximas eleições o eleitor sorocabano terá mais segurança na hora de votar, isso porque começou a implementação do cadastro biométrico no município, trata-se de mais um método de segurança que vai impedir que outra pessoa se passe por você, dando ainda mais segurança ao processo eleitoral brasileiro. Iniciado em 1º de Outubro, o cadastramento biométrico, por enquanto, não é obrigatório, contudo, o eleitor deve aproveitar esse momento para se cadastrar, isso porque quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinar que o cadastro é obrigatório, poderá ocorrer uma grande demanda pelo serviço, o que vai gerar fila nos cartórios eleitorais.


Em Sorocaba o serviço só será realizado mediante agendamento, ou seja, o eleitor deverá agendar um horário pela internet, posteriormente ele deve comparecer ao Cartório Eleitoral munido de um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência recente, se possível deve levar também o título de eleitor para agilizar o processo.

AGENDAMENTO É OBRIGATÓRIO

A capacidade diária de atendimentos no Cartório Eleitoral de Sorocaba é limitada, por isso é obrigatório que o eleitor interessado no procedimento faça o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP).

Como agendar – O interessado deve acessar o site do TRE-SP www.tre-sp.jus.br e em “Serviços ao Eleitor” selecionar a opção “agendamento”. Já na tela do agendamento ele deve preencher um formulário com o número do título de eleitor – caso não saiba o número também é possível agendar – endereço e um e-mail.

O Cartório Eleitoral de Sorocaba-SP fica na Praça da Maçonaria s/nº, próximo ao Colégio Salesiano. Em caso de dúvidas, liga para o TRE-SP no telefone 148 (custo de ligação local) ou no próprio cartório eleitoral, cujo número é o (15) 3222-2177.

Nota: O cadastramento biométrico já está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo.

O eleitor que estiver em situação irregular com a Justiça Eleitoral também poderá aproveitar a oportunidade para regularizar a sua situação. Com o título irregular o cidadão acaba ficando impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em universidades, assumir cargo público e até mesmo conseguir um emprego registrado, isso porque os grandes empregadores solicitam a certidão de quitação eleitoral.