Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastro de currículo pelo MTE Mais Empregos

Os Postos Públicos de Apoio ao Trabalhador – PATs, utilizam em sua maioria o banco de dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) através do MTE Mais Empregos, pois tal plataforma é interligada ao SINE (Sistema Nacional de Empregos), que funciona como um banco de dados unificado, que oferece vagas de empregos em todo o Brasil, ele também serve para identificar as pessoas que estão procurando uma oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho, servindo também como estatística para o governo.
MTE Mais Empregos é a principal plataforma pública de apoio ao trabalhador (divulgação)


Nesta matéria apreenda passo a passo como realizar o seu cadastro de currículo no MTE Mais Empregos, tal procedimento pode ser feito gratuitamente por meio da internet, basta apenas que o interessado atenda aos requisitos abaixo:

  • Idade mínima: 14 anos;
  • Ter Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Possuir, pelo menos, um número de inscrição social (pode ser o NIT, NIS, PIS, PASEP ou Cartão do Cidadão);
  • Ter CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Possuir um endereço de e-mail para comunicação com o MTE;


O MTE Mais Empregos é uma plataforma nacional, por essa razão podem se cadastrar trabalhadores de todas as regiões do país, independente do município. Por ser uma plataforma amplamente utilizada pelo PAT (Posto de Apoio ao Trabalhador) ela é a principal base de dados gratuita de cadastro de currículos, visto que é amplamente utilizada pelos empregadores e agências de emprego.

Como se cadastrar pela internet

O cadastro web deve ser feito por meio do site maisemprego.mte.gov.br, lá deve ser selecionado a opção TRABALHADOR, logo em seguida VAGAS DE EMPREGO, posteriormente já na tela de login selecione “Primeiro acesso, cadastre-se” ou “deseja cadastrar trabalhador?”.

O cadastro é um pouco demorado pois são solicitadas muitas informações. Por essa razão, recomendamos que só faça o seu cadastro quando tiver um tempo disponível. Outro detalhe importante, para que seu currículo fique ativo no sistema é necessário que atualize-o periodicamente, caso contrário seu cadastro fica suspenso por falta de atualização.

Se preferir faça o cadastro gratuito também de forma presencial, basta procurar um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou do MTE. É importante ter as seguintes informações em mãos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Número Social (pode ser PIS, NIT, PIS, PASEP ou Cartão Cidadão).

Caso ainda não tenha a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), basta levar duas fotos 3x4 recente e com fundo branco para que o documento seja providenciado gratuitamente.