Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Toyota anuncia criação de 500 empregos em Sorocaba e Porto Feliz

A montadora japonesa Toyota abriu processo seletivo para a contratação de 500 novos funcionários, as vagas são para a unidade de Sorocaba e de Porto Feliz.

Em um momento da economia onde muitas empresas estão demitindo funcionários para se adequar aos tempos de crise, a montadora de automóveis Toyota anuncia a ampliação do seu quadro de funcionários em suas fábricas na região de Sorocaba. A empresa pretende contratar até quinhentos novos funcionários para a sua planta em Sorocaba e Porto Feliz, ambas na região metropolitana de Sorocaba, no interior paulista. A ampliação do quadro de funcionários aumentará a capacidade produtiva da planta sorocabana, passando de 74 mil para 108 mil unidades por ano. Já em Porto Feliz os novos funcionários deverão ser contratados para trabalhar na nova fábrica de motores, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2016.


Enquanto a nova unidade de Porto Feliz produzirá os motores 1.3 e 1.5 do compacto Etios, a de Sorocaba aumentará a capacidade produtiva de 74 mil para 108 mil unidades do modelo por ano.
O processo de recrutamento já foi iniciado pelo departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa. Os interessados podem enviar seus currículos por meio da internet.

A maioria das vagas é destinada para a planta de Sorocaba, a expectativa é que devam ser contratados, pelo menos, 320 novos funcionários. O restante irá para a nova planta em Porto Feliz, que ficará responsável pela produção dos motores.

Cadastro de currículo pela internet

Na internet o sistema de cadastro de currículo utilizado pela empresa é o Elencers (um dos mais utilizados do mundo), basta que o interessado acesse o site toyotacdt.elancers.net/frames/toyota/frame_geral.asp, há duas opções: Cadastre seu currículo (caso ainda não possua nenhum cadastro no site) ou Atualize seu currículo (exclusivo para já cadastrados que desejam atualizar as suas informações no Banco de Dados).


Além da unidade de Sorocaba e Porto Feliz o sistema também permite o cadastramento de currículo para as plantas de São Bernardo do Campo e Indaiatuba (ambas no estado de São Paulo).

O processo de recrutamento para trabalhar na montadora é bastante disputado, normalmente os candidatos precisam passar por diversos testes de seleção divididos em etapas. A empresa adota um sistema próprio, denominado Sistema Toyota de Produção, hoje no município, diversas instituições ministram cursos sobre o sistema produtivo da montadora japonesa.

A montadora explicou que o aumento do efetivo de Sorocaba foi motivado pela ampliação da capacidade produtiva da unidade (40%), que passará a partir de 2016 das atuais 74 mil para 108 mil veículos por ano. Produção extra que será destinada, em sua maior parte, para atender ao mercado interno. O aumento foi anunciado em Janeiro de 2015 e envolve um investimento de cerca de R$ 100 milhões. Na unidade, a Toyota produz o Etios nas versões hatch e sedã.