Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procedimento para cadastro de currículo no PAT de Sorocaba

O Posto de Atendimento ao Trabalhador, mais conhecido como PAT Sorocaba é o maior intermediador de mão de obra da região, por meio dele milhares de trabalhadores já conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho, o posto público de apoio ao trabalhador possui parceria com o programa Emprega São Paulo e também como o MTE mais empregos do Ministério do Trabalho. Se você procura um emprego, veja como se cadastrar no posto por meio da internet ou de forma presencial.

É importante salientar que o PAT é um Posto Público de Atendimento ao Trabalhador, portanto seus serviços são oferecidos gratuitamente para toda a população, estando acessível inclusive por meio da internet.

Caso o candidato opte por cadastrar-se por meio da internet deverá ser realizado um cadastro gratuito no site do Emprega São Paulo ou então através do MTE Mais Empregos, que disponibiliza o cadastro através do Sistema Nacional de Empregos (SINE) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O Posto viabiliza a população os seguintes serviços:

  • Cadastro de currículo no banco de dados;
  • Exclusão de currículo do banco de dados;
  • Confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Auxílio no requerimento do seguro-desemprego;
  • Inscrição em cursos gratuitos de qualificação profissional;

Cadastro On-line

É possível fazer a inclusão de seu currículo no banco de dados através do site Emprega SP através do endereço www.empregasaopaulo.sp.gov.br ou através do portal Mais Empregos cujo link de acesso é o maisemprego.mte.gov.br. Para incluir seu currículo no sistema é fundamental ter em mãos as seguintes informações:

  • Número de inscrição social (pode ser o NIS, NIT, PIS, PASEP ou o número do Cartão do Cidadão);
  • Número da carteira de trabalho (indispensável que o candidato já possua o documento);
  • CPF;


Após realizar a inscrição gratuita no site o candidato poderá visualizar as vagas que estão disponíveis com o seu perfil profissional, podendo se candidatar para participar do processo seletivo das vagas que forem de seu interesse.

Cadastro presencial

O cadastro também pode ser realizado pessoalmente na unidade do PAT de Sorocaba basta comparecer ao endereço abaixo das 8 h às 16 h:


  • Endereço: Rua Coronel Cavalheiros nº 353 no centro de Sorocaba-SP.
  • Referência: próximo ao Terminal São Paulo e a Avenida Dom Aguirre.

Para incluir seu currículo no banco de dados é fundamental ter em mãos os seguintes documentos: RG ou outro documento de identificação equivalente, Carteira de Trabalho e um número de inscrição social, podendo ser o NIT, NIS, PIS, PASEP ou ainda o cartão do cidadão. O candidato que ainda não tiver a Carteira de Trabalho poderá obtê-la gratuitamente no mesmo dia, basta apresentar duas fotos 3x4 recente com fundo branco e sem data.

Dúvidas frequentes:

O PAT cobra pela inclusão de currículo no Banco de Dados?
Não, o atendimento é totalmente gratuito, tanto para o trabalhador quanto para os empregadores. O PAT é um Posto Público de Intermediação de Mão de Obra.

Apenas moradores de Sorocaba podem cadastrar currículo no local?
Não, qualquer interessado poderá efetuar a candidatura no posto, tanto que o registro é feito por meio do SINE (Sistema Nacional de Empregos) através do MTE Mais Empregos, portanto as vagas não são centralizadas em Sorocaba, é possível também consultar oportunidades de trabalho em outros municípios e até em outros estados.
Nem todas as oportunidades oferecidas são para trabalhar em Sorocaba, muitas delas são para outros municípios (preferencialmente da Região Metropolitana de Sorocaba).

Como funcionam os cursos gratuitos?
Os cursos de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente através de parcerias com o Emprega São Paulo (Time do Emprego) e também com o MTE, de acordo com a demanda local. Para obter informações basta comparecer à unidade e perguntar sobre os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo PAT de Sorocaba.

Qual o horário de atendimento?
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 16h (exceto feriados). Caso o motivo do atendimento seja cadastro de currículo ou então passar pela triagem, recomenda-se que o interessado compareça logo pela manhã, visto que devido à alta demanda de atendimento a unidade distribui senhas.

Menores de 18 anos também podem cadastrar?
Sim, há também programas de intermediação de mão de obras voltadas para estágios e programas de aprendizagens, tal como, Jovem Aprendiz, Adolescente Aprendiz, Meu Primeiro Emprego, Jovem Trabalhador, etc.