Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como registrar uma reclamação no PROCON em Sorocaba

O registro de reclamação no Procon de Sorocaba está disponível em cinco endereços, o consumidor também tem a opção de fazer o registro por meio da internet.

O consumidor que se sentir lesado por alguma empresa ou prestador de serviço pode registrar uma reclamação no Procon de Sorocaba. A Fundação de Proteção ao Consumidor possui cinco postos de atendimento no município, além disso o cidadão também pode efetuar o registro por meio da internet.


Reclamação Online

Em Sorocaba não é mais preciso comparecer para registrar a sua reclamação, isso porque o Governo Federal em parceria com os Procons criou o Consumidor.gov.br, um portal onde o próprio consumidor pode fazer o registro do problema, a sua reclamação será intermediada pela Fundação de Proteção ao Consumidor da mesma forma com que ocorre o registro presencial.

Para fazer sua reclamação pela internet basta acessar o site www.consumidor.gov.br, caso ainda não possua cadastro selecione o campo “Cadastre-se”, conforme mostra a figura abaixo:

O segundo passo é preencher o perfil do consumidor com suas informações pessoais, telefone, endereço, etc.

Após preenchido o cadastro o consumidor deve selecionar o nome da empresa reclamada. Ela deve estar cadastrada voluntariamente no portal para que o cadastro da reclamação possa ser realizado online, caso contrário será necessário comparecer a uma unidade do Procon para registrar a queixa contra a empresa.


O último passo é detalhar o máximo possível a sua reclamação. O site dá a opção inclusive de adicionar anexos (imagens, contratos, arquivos, etc), tudo aquilo que possa ser utilizado para a análise de sua reclamação contra o prestador.


Registrado a reclamação é necessário aguardar o prazo de atendimento. A empresa reclamada deverá entrar em contato com o consumidor para solucionar o problema, no portal também deverá haver uma resposta detalhada sobre a solução ou providência tomada no caso.


Se o problema não for solucionado de forma amigável, o próprio Procon pode encaminhar o consumidor para o Juizado Especial Civil onde podem ser solucionados de forma judicial problemas contra empresas e/ou prestadores de serviços.

Endereços

O Procon possui cinco unidades de atendimento em Sorocaba, sendo uma no centro (principal) e outras espalhadas pelo município, há unidades na Avenida Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha e no Campolim. O consumidor pode protocolar a sua reclamação de forma presencial nos seguintes endereços:

Sede do Procon em Sorocaba

Endereço: Rua Dr. Nogueira Martins nº 513 no Centro de Sorocaba/SP.
Horário de atendimento ao público: de 2ª a 6ª das 8 h às 15 h.

Unidade Campolim – Zona Sul

Endereço: Avenida Antônio Carlos Comitre nº 295 Campolim, Sorocaba/SP.
Horário de Atendimento: de 2ª a 6ª das 9 h às 17 h.

Posto de Atendimento na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha

Endereço: Avenida Nogueira Padilha nº 1.460 na Vila Hortência, Sorocaba/SP.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 9 h às 17 h.

Posto de Atendimento na Casa do Cidadão da Avenida Ipanema

Endereço: Avenida Ipanema nº 3.349 na Vila Helena
Horário de atendimento: de segunda a sex-feira das 9 h às 17 h

Posto de Atendimento da Casa do Cidadão da Avenida Itavuvu

Endereço: Avenida Itavuvu 3.415 no Jardim Santa Cecília.
Horário de Atendimento é de segunda a sexta das 9h às 17h.


Não há atendimento ao público nos feriados.

Para passar pelo atendimento presencial é importante que o consumidor leve consigo os seguintes documentos:

  • RG ou outro documento de identificação pessoal com foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de Endereço (qualquer conta que tenha o seu endereço);
  • Tudo que tiver referente a empresa ou prestador de serviço reclamado, exemplo, faturas, contratos, comprovantes, notas fiscais, cupom fiscal, etc.


Atendimento por telefone

O Procon de Sorocaba também atende por meio de um telefone 0800, os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 0800-158-029 (ligação gratuita) ou (15) 3231-1138 / 3233-7498. Este telefone é exclusivo para tirar dúvidas sobre o registro da reclamação, não é feita reclamação por telefone.