Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastro e consulta do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba, mais conhecido como PAT, é referência quando o assunto é intermediação de mão de obra na Região Metropolitana de Sorocaba, a unidade atende todos os meses milhares de trabalhadores que procuram uma oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho. O posto é público, portanto seu atendimento é realizado gratuitamente tanto para os trabalhadores quanto aos empregadores. Neste artigo descubra como realizar o cadastramento de seu currículo pela internet, consultas as vagas disponíveis e também disponibilizar vagas de emprego caso seja empregador (pessoa física ou jurídica).



Abaixo veja como efetuar o seu cadastro no Banco de Dados do Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Cadastro de Currículo

O cadastro está disponível tanto na forma presencial (PAT Sorocaba) quanto online, sendo gratuito. O cadastro presencial é a opção mais recomendada, visto que o site do MTE Mais Empregos constantemente apresenta falhas e/ou lentidão devido a grande demanda do portal que é nacional e gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do SINE (Sistema Nacional de Empregos).

Não é necessário ser morador de Sorocaba para efetuar a inscrição no PAT do município, visto que a unidade não disponibiliza apenas vagas de trabalho para Sorocaba, mas também para outros municípios do país.

Cadastro Presencial de Currículo

Caso prefira realizar o seu cadastro de forma presencial basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba com a seguinte documentação:
Carteira de Trabalho (caso não tenha o documento leve duas fotos 3x4 para que o PAT providencie);

  • RG;
  • CPF;
  • Cartão do PIS, NIS, NIT ou Pasep (qualquer um desses documentos);


O PAT de Sorocaba atende de segunda a sexta feira das 8 h às 16h30, exceto nos feriados. A demanda por atendimento é grande, por isso a recomendação é que os interessados compareçam logo pela manhã já que são distribuídas senhas para o atendimento em dias de grande movimento.

Endereço

Rua Coronel Cavalheiros nº 353 no Centro de Sorocaba.
Referência do endereço: O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica bem próximo ao Terminal São Paulo e ao Poupatempo. Caso utilize o transporte público basta utilizar a saída da Rua Leopoldo Machado do Terminal São Paulo. Dica: A linha 100 (Expresso) faz a interligação entre o Terminal Santo Antônio e o Terminal São Paulo.
Telefone: (15) 3211-4231 (obs: não é efetuado cadastro por telefone)

Cadastro de Currículo pela internet

O cadastro online é gratuito e está disponível para todos os trabalhadores por meio do site do Emprega São Paulo através de uma parceria com o MTE Mais Empregos do Ministério do Trabalho e Emprego. O cadastro online possui a mesma validade que o cadastro presencial, visto que o sistema de cadastro é o mesmo – SINE Veja abaixo passo a passo como deve ser feito o cadastro:

O primeiro passo é acessar o site do Emprega São Paulo através do endereço www.empregasaopaulo.sp.gov.br, feito isso, na primeira página será listado todos os programas disponíveis, para o cadastro convencional (no MTE) selecione o primeiro quadro em vermelho: “Busca e oferta de vagas de trabalho no Sistema Nacional de Emprego”, vide imagem abaixo:


Na próxima janela selecione o link de cadastro no MTE Mais Empregos do Ministério do Trabalho e Emprego, se preferir acesse diretamente o endereço http://maisemprego.mte.gov.br. Por meio desse portal o trabalhador pode consultas as vagas disponíveis em sua cidade ou qualquer outra região do território nacional, obter informações sobre o seu benefício do seguro-desemprego, fazer cadastro de currículo, manifestar interesse em realizar cursos de qualificação profissional, etc.



Já no site do MTE Mais empregos selecione a opção “Trabalhador”, conforme mostra a imagem abaixo:


A partir daí será expandido mais opções, selecione o campo [Vagas de Emprego], que se localiza no menu “Trabalhador”.

5º passo – Selecionado a opção “Vagas de Emprego” o usuário é direcionado a uma área exclusiva onde deve efetuar um cadastro (caso não possua). Se já tiver login basta acessar com seu usuário e senha, caso contrário selecione a opção [Deseja cadastrar trabalhador?] que está disponível logo após a página de login.

Pronto! Se já tiver cadastro basta fazer login e atualizar suas informações, caso contrário efetue gratuitamente a inscrição no site, após completar o seu perfil ele será disponibilizado para as empresas que possuem vagas disponíveis na plataforma, lembrando que é possível

Consulta de vagas disponíveis

A consulta de vagas disponíveis deve ser feita a partir do login em sua área restrita no Portal MTE Mais Empregos (vide cadastro acima), o sistema poderá apresentar oportunidades compatíveis com o seu perfil de acordo com as informações prestadas anteriormente. Lembrando que o sistema é nacional através do SINE (Sistema Nacional de Empregos) portanto é possível consultar não apenas as vagas em Sorocaba mas de todo o país.

É importante guardar os dados de login na plataforma em local seguro, visto que eles deverão ser utilizados nos próximos acessos a plataforma. Para que o seu currículo permaneça ativo é necessário que suas informações sejam constantemente atualizadas na base de dados do Portal MTE Mais Empregos.

O MTE Mais Empregos é um portal de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), portanto as reclamações de problemas técnicos, lentidão, instabilidades, etc, deverão ser relatadas ao órgão competente, visto que muitos trabalhadores reclamam da plataforma devido a lentidão.

Disponibilização de vagas de emprego

A disponibilização de vagas de emprego pode ser feita pelo empregador pela internet. O sistema do MTE permite o cadastro tanto de empresas (Pessoa Jurídica) quanto de Pessoa Física. No caso do cadastro em nome de empresa, este deverá ser efetuado através do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), já os empregadores que não possuem empresa aberta devem fazer o cadastro por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Acesse o site maisemprego.mte.gov.br, na opção de acesso selecione [Empresa], posteriormente selecione [Disponibilizar vagas de emprego]

Posteriormente o usuário será direcionado a área restrita, nela deve ser feito o cadastro. Caso já possua login basta acessar com seu uso e senha, caso contrário basta selecionar [Deseja cadastrar empregador?] Para criar o seu perfil gratuitamente no site.

Após o login será possível disponibilizar vagas de emprego. A plataforma do MTE é utilizada não apenas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) mas também por todos os postos públicos de intermediação de mão de obra, tal como, SINE, CPAT, CAT, etc.

Nota: A lentidão no sistema de cadastro do MTE Mais Empregos já foi comunicada ao Ministério do Trabalho e Emprego.