Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como regularizar a situação do Título de Eleitor em Sorocaba

Saiba como regularizar a situação de seu Título de Eleitor na cidade de Sorocaba, procedimento deve ser feito no 137º Cartório Eleitoral que fica no Mangal.

O Título de Eleitor é um documento extremamente importante para qualquer cidadão brasileiro, visto que ele é requisitado em diversas situações do cotidiano, para emitir vários documentos, dentre eles podemos citar: efetuar matrícula em uma universidade, conseguir um emprego registrado, assumir concurso público, tirar passaporte, CNH, dentre outros documentos. Se você deixou de votar e/ou justificar nos últimos três turnos das eleições corre o sério de ter o documento cancelado pela Justiça Eleitoral. Na matéria de hoje falaremos sobre o processo de regularização de um título de eleitor no Cartório Eleitoral de Sorocaba-SP.



O processo de regularização to título eleitoral é simples porém um pouco burocrático, visto que o eleitor precisará na maioria das vezes comparecer mais de uma vez ao cartório eleitoral para conseguir regularizar o documento. No primeiro comparecimento será realizado uma pesquisa dos motivos que levaram o documento a estar em situação irregular perante o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na maioria dos casos o motivo é ter deixado de votar/justificar nas três últimas eleições, então o atendente concederá ao interessado uma guia para o recolhimento da multa (s), o eleitor deverá efetuar o pagamento em qualquer banco ou casa lotérica, de posse do comprovante de pagamento ele deverá retornar ao cartório para concluir a regularização de seu Título de Eleitor.

Consulte a situação pela internet – É fundamental que o cidadão conheça previamente qual a situação atual do seu título de eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site na internet uma ferramenta que permite a consulta do status do documento, dessa forma consegue-se descobrir se ele está em situação regular, irregular ou cancelado. Para efetuar a consulta é muito simples, acesse o site www.tse.jus.br, logo na página principal selecione “Situação Eleitoral”, confira na imagem:



A consulta da situação eleitoral pode ser feita através do número do Título de Eleitor, caso não disponha do documento e não se recorde da numeração, também há a opção de fazer a consulta através do nome completo.

Caso o documento esteja em situação irregular/cancelado ou tenha deixado de votar/justificar nos últimos três turnos das eleições, compareça ao Cartório Eleitoral de Sorocaba (Zona 137) com um documento de identificação oficial com foto para solicitar a regularização. No local estão todas as seções eleitorais, confira abaixo o endereço:


  • Praça da Maçonaria s/nº no Bairro Mangal, Sorocaba/SP
  • Atendimento de segunda a sexta-feira das 12h às 18h (exceto feriados)
  • Ponto de Referência: antigo prédio do Fórum Novo, próximo ao Colégio Salesiano, defronte a Rua Gustavo Teixeira no Mangal.



Ressaltamos que no primeiro atendimento será necessário identificar-se para que seja gerada a guia para o recolhimento da multa, tal guia poderá ser paga em qualquer banco ou casa lotérica, após o pagamento retorna-se ao Cartório Eleitoral de Sorocaba para concluir o processo de regularização. Por uma determinação do TSE nenhum cartório eleitoral pode receber taxas e/ou multas, devendo ser pago através da rede bancária através de um documento próprio de arrecadação.