Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como tirar a segunda via da Carteira de Motorista pela internet

A segunda via da Carteira de Motorista pode ser tirada pela internet através de uma ferramenta disponibilizada pelo Detran (Departamento de Trânsito) do Estado de São Paulo, estando disponível para os habilitados que perderam ou tiveram o documento extraviado. É necessário que a Carteira Nacional de Habilitação – CNH perdida esteja dentro do período de validade e que o cidadão não tenha sido suspenso ou cansado, isto é, deve estar apto a conduzir veículos de acordo com a sua categoria de habilitação.
Se a sua CNH foi emitida dentro do Estado de São Paulo então você poderá solicitar uma 2ª via por meio da internet, o documento será enviado por Correios para o endereço de correspondência cadastrado no Detran SP para a sua comodidade. No caso do pedido da segunda via online deve-se pagar R$33,23 (sujeito a alteração) referente ao custo de confecção de um novo documento e também R$11,00 referente ao serviço de envio do documento através dos Correios.

Nota: Não confundir a segunda via de CNH com a renovação de habilitação. A 2ª via só é possível caso o condutor esteja devidamente habilitado e com o documento dentro da validade. A segunda via pode ser solicitada por quem perdeu, extraviou, foi vítima de roubo/furto ou teve o documento danificado.


Requisitos para tirar a 2ª via da CNH pela internet

  • CNH paulista – A sua CNH deve estar cadastrada no Detran do Estado de São Paulo para que a segunda via possa ser solicitada ao departamento. Caso seu documento tenha sido emitido em outro estado, será necessário realizar a transferência da habilitação para só depois solicitar a segunda via.
  • Documento deve estar dentro da validade – A segunda via faz a reimpressão do documento anterior, por essa razão é importante que ele esteja dentro da validade, caso a CNH perdida esteja vencida, será necessário pedir o processo de renovação e não a segunda via por se tratar de serviços distintos.
  • Endereço atualizado – Nas solicitações feitas através do site do Detran na internet o seu documento será enviado para o endereço de correspondência cadastrado no Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, caso ele esteja desatualizado deverá realizar a atualização antes, pois pela internet não é possível modificar o endereço.

Como solicitar a segunda via da CNH OnLine

O Detran SP disponibiliza o site detran.sp.gov.br, por meio dele os usuários cadastrados podem consultar pontos, multas e também solicitar serviços, bem como a segunda via da habilitação. Após acessar o site realize seu login com CPF (Cadastro Pessoa Física) e senha, caso este seja seu primeiro acesso será necessário realizar um cadastramento gratuito.



















Após se cadastrar, acesse o sistema novamente e em sua área restrita selecione “2ª via da CNH”, que encontra-se disponível no menu [mais serviços]. Posteriormente basta seguir as instruções da página e confirmar a solicitação de uma segunda via.


Seu documento será confeccionado após o pagamento das taxas. No Portal do Detran SP é possível conferir o código de envio dos Correios, através dele será possível rastrear a entrega do documento. É importante que tenha alguém maior de 18 (dezoito) anos no endereço para assinar o recebimento, isso porque o documento só é entregue após assinatura de uma pessoa autorizada (envio registrado).