Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como fazer uma reclamação no Procon Sorocaba pela internet

O Procon de Sorocaba recebe todos os dias centenas de reclamações contra empresas que desrespeitam o código de defesa do consumidor. A fundação atua através da intermediação da reclamação junto as empresas e também na orientação direta ao consumidor. Neste artigo o site Sorocaba/SP vai mostrar como realizar uma reclamação por meio da internet através da ferramenta Consumidor.gov.br que possui seus dados monitorados pelos Procons de todo o país e também pela Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

O canal de reclamação OnLine tem por objetivo facilitar a comunicação de ocorrências para a Fundação de Proteção ao Consumidor (PROCON). Os dados registrados no sistema também ajudam a formar estatísticas (setores e empresas mais reclamadas), entre outros.

Como registrar uma reclamação pela internet

A reclamação OnLine no Procon Sorocaba ou qualquer outra região do país pode ser feita através do site Consumidor.gov.br basta que o usuário realize seu login e em seguida introduza os dados de sua conta, caso ainda não tenha registro no site basta cadastrar-se gratuitamente.

É preciso ter um endereço de e-mail válido e também um CPF (Cadastro de Pessoa Física) para que os registros possam ser efetuados no site do Consumidor. É importante lembrar também que o comunicante precisa ter 18 anos ou mais para registrar a reclamação, caso a reclamação seja referente a um consumidor menor de idade o registro deverá ser efetuado por um dos pais ou responsáveis.

Passo 1 – Acesse o site Consumidor.gov.br e selecione “Cadastre-se”, caso ainda não tenha um login e senha.

Passo 2 – Preencha o formulário de cadastro com os seus dados de acesso e não esqueça de criar uma senha e um nome de usuário para acesso à ferramenta. Mantenha esses dados em local seguro pois eles serão necessários nos próximos acessos a plataforma.
Passo 3 – Após concluir o seu cadastro pesquise pela empresa ou prestador de serviço para o qual deseja efetuar o registro da reclamação. Para que o registro seja realizado online é importante que a empresa já esteja cadastrada na plataforma do Consumidor.gov.br, caso contrário recomendamos que o registro seja efetuado pessoalmente em uma unidade do Procon.

Passo 4 – Na próxima tela será apresentado as estatísticas de reclamações da empresa pesquisada, essa página é importante pois permite ao cidadão conhecer as empresas que apresentam mais queixas no sistema. Para realizar a sua reclamação contra a empresa pesquisada selecione [Registrar Reclamação]. Na próxima página basta preencher o formulário com todos os dados de sua reclamação, é possível adicionar também documentos, imagens, arquivos e demais informações que possam ser úteis para o registro e análise da reclamação por parte do Procon e do Governo.
Passo 5 – Após concluir o envio do formulário sua reclamação será aberta no sistema. O prazo de resposta é o mesmo das reclamações feitas pessoalmente no Procon, em média dez dias. O portal do consumidor também envia um e-mail assim que a empresa interagir por meio da sua reclamação.


Registro presencial

Caso prefira fazer o seu registro de maneira presencial basta comparecer ao Procon de Sorocaba SP ou então a uma unidade de atendimento (Casas do Cidadão Ipanema e Nogueira Padilha) com a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência e todos os documentos que sejam úteis para o registro da reclamação, tais como: contratos, comprovantes, nota fiscal, etc.

Endereço do Procon: Rua Nogueira Martins nº 513 no Centro de Sorocaba/SP.
Telefones: 0800-148-029 ou (15) 3233-7498 / 3231-1138.