Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como cadastrar vagas de empregos nos Postos Públicos de Apoio ao Trabalhador

O MTE Mais Empregos é uma plataforma pública de empregos, por meio dele é possível que os trabalhadores cadastrem seus currículos gratuitamente e que os empregadores disponibilizem vagas pela ferramenta. Na matéria de hoje falaremos sobre o procedimento para disponibilização de uma ou mais vagas de emprego no sistema do Ministério do Trabalho. A grande vantagem da sua utilização é a grande quantidade de trabalhadores cadastrados, já que o sistema é utilizado por milhares de postos públicos de intermediação de mão de obra, tais como: SINE, PAT (Posto de Apoio ao Trabalhador), CPAT, CAT, dentre outros.
Além de cadastrar vagas de empregos e acessar o perfil dos candidatos o MTE Mais Empregos também serve para envio de requerimento de seguro-desemprego, envio de declaração do CAGED (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), cadastro de demanda de qualificação profissional e consulta ao CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

Como disponibilizar vagas no MTE Mais Empregos

É possível se cadastrar na plataforma e disponibilizar vagas de forma gratuita, seja você uma empresa (Pessoa Jurídica) ou Pessoa Física (CPF). É necessário acessar o site maisemprego.mte.gov.br selecionar “Empresa”, em seguida [Disponibilizar vagas de empregos]. A partir daí o interessado será direcionado uma página onde deverá realizar o login (se já tiver cadastro) ou então selecionar “Deseja cadastrar empregador?”.

No formulário de cadastro é possível se inscrever utilizando-se o CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou matrícula CEI (Canal Eletrônico do Investidor). É necessário preencher um pequeno formulário com suas informações pessoais (e-mail, telefone, etc) e também realizar a criação de uma senha que dará acesso à plataforma.

Após se cadastrar será possível incluir gratuitamente uma ou mais oportunidades de empregos. Na área restrita também é possível visualizar o currículo de todos os trabalhadores que estão cadastrados na plataforma, podendo inclusive filtrar a pesquisa de acordo com as suas necessidades.

A grande vantagem de se usar o sistema público do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é que ele serve como base para cadastramento de currículo da maioria dos postos públicos de intermediação de mão de obra, tais como: PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador), SINE (Sistema Nacional de Empregos), CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), dentre outros órgãos.

A plataforma do Mais Empregos do MTE é interligada ao SINE (Sistema Nacional de Empregos) por essa razão é possível visualizar os currículos não apenas de trabalhadores de Sorocaba, mas também de todo o país, já que o sistema é nacional.