Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Toyota ampliará fábrica em Sorocaba e vai gerar novos empregos

A Toyota investirá na fábrica em Sorocaba R$ 100 milhões o que aumentará a produção e deve gerar até 500 novos empregos diretos e outros 3 mil indiretos.

A fábrica da Toyota em Sorocaba receberá investimentos de R$ 100 milhões para o aumento da sua capacidade de produção, conforme divulgou nesta última quinta-feira (29) o diretor da montadora japonesa. A expectativa é de que sejam gerados 400 novos empregos diretos, além de outras três mil vagas indiretas.
Fábrica da Toyota em Sorocaba-SP (imagem: divulgação)


A planta da montadora em Sorocaba é responsável pela produção do compacto Etios.

Linha de produção da Toyota em Sorocaba

A capacidade atual de produção da fábrica é de 70 mil unidades por ano, porém em 2014 foram produzidas 84 mil veículos, quatorze mil a mais do que a capacidade da planta. Por essa razão a ampliação da fábrica é necessária, após a ampliação o complexo terá a capacidade de produzir 108 mil veículos por ano.

A planta da Toyota em Sorocaba-SP conta atualmente com 1,7 mil trabalhadores diretos. Após o anúncio deve somar até 2.100 trabalhadores. Haverá também a abertura de outras três mil vagas indiretas.

O veículo da Toyota produzido em Sorocaba foi o responsável por 44% das vendas da montadora no Brasil em 2014. A empresa comercializou no país 66 mil unidades do modelo Etios, além disso outras 20 mil unidades foram exportadas para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a planta operasse acima de sua capacidade produtiva.

Envio de currículo

Os candidatos interessados em trabalhar na Toyota Sorocaba ou Porto Feliz podem enviar seu currículo por meio do site www.elancers.net/frames/toyota/frame_geral.asp, por este mesmo site é possível consultar as vagas disponibilizadas (em aberto), atualizar currículo e também alterar os dados de contato.

A expectativa é de que as novas contratações comecem no segundo semestre de 2015, além disso haverá promoções internas, onde o RH realizará a seleção e treinamento de colaboradores que apresentem bom resultado e possam exercer cargos superiores.

O processo para ingressar na montadora é muito concorrido, ela conta inclusive com um sistema próprio, denominado “Sistema Toyota de Produção”, atualmente no município existem diversas instituições que disponibilizam cursos preparatórios para o sistema produtivo da montadora.

Eventualmente o RH (Recursos Humanos) da Toyota na região pode selecionar profissionais a partir de agências de empregos ou ainda pelo próprio Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT de Sorocaba, mas a orientação é de que o currículo seja cadastrado no banco de dados diretamente pelo site www.toyota.com.br opção “Trabalhe Conosco” localizado no final da página.


A previsão é de que a ampliação seja concluída até o final deste ano (2015) e que o início da produção com a nova capacidade seja feito já em 2016.