Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como atualizar endereço junto ao DETRAN - CNH e CRV

Os condutores e proprietários de veículos precisam estar atentos a atualização de seu endereço cadastrado junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), devendo ser providenciada a atualização sempre que o condutor ou proprietário mudar de endereço, seja ele no mesmo município ou estado. O Detran SP costuma enviar para o endereço do cadastro as notificações, multas, dentre outros assuntos relacionados para o endereço cadastrado junto ao órgão, caso seu endereço esteja incorreto o documento poderá não chegar até você, por isso abaixo confira o procedimento para realizar a atualização, em alguns casos é possível fazer o recadastramento do endereço via internet, veja.


Tanto o endereço cadastrado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto o Certificado de Registro do Veículo (CRV) precisam estar atualizados para que o cidadão consiga solicitar outros serviços junto ao Detran SP, como por exemplo, a solicitação da segunda via da carteira de motorista pela internet ou via aplicativo, pedido da PID (Permissão Internacional para Dirigir), dentre outros.

Endereço no mesmo município

Caso você tenha mudado de endereço dentro do mesmo município a alteração do endereço do cadastro pode ser feita via site do Detran SP detran.sp.gov.br, basta realizar o cadastro e login, posteriormente em sua área exclusiva seleciona “Atualização de Endereço”. Para que seja possível a mudança de endereço via internet é necessário que o solicitante tenha uma conta de energia, água ou esgoto cadastrada em seu nome no novo endereço para que o Departamento de Trânsito possa efetuar a confirmação sem que seja necessária a presença do condutor/proprietário.

Caso não possua nenhuma conta de consumo (água, energia, gás) em seu nome no novo endereço, a atualização poderá ser feita apenas de forma presencial, para isso basta comparecer a qualquer unidade do Detran, Ciretran ou Posto no Poupatempo para efetuar a correção. Caso tenha um comprovante de endereço (qualquer conta), mesmo que não seja em seu nome é importante apresentá-la.

Endereço em outro município

Em caso de mudança de endereço para outro município dentro do estado de São Paulo a atualização só pode ser efetuada de forma presencial, para isso basta que o interessado compareça a uma unidade do Detran, Ciretran ou Posto de Atendimento no Poupatempo para preencher o formulário de transferência de propriedade de veículo de município. É importante levar um documento de identificação oficial com foto, CPF e a CNH ou documento do veículo que deseja efetuar a atualização cadastral.

Em caso de transferência de município ainda não é possível efetuar esse procedimento pela internet.

Endereço em outro estado

No caso de mudança de endereço do estado de São Paulo para outro estado (ou vice-versa), a atualização do endereço deve ser solicitada diretamente no posto do Detran ou Ciretran mais próximo do endereço atual. O cadastro do veículo ou da CNH deve estar em situação regular junto ao departamento de trânsito de origem, além disso cada estado tem um procedimento para transferir o veículo de estado.

Atenção: Os veículos com CRV (Certificado de Registro de Veículo) emitidos antes de 01/11/2000 precisam efetuar a transferência interestadual, que pode ser feita por Correios, pessoalmente no Detran SP ou ainda no Departamento de Trânsito para o qual o veículo está sendo transferido.

Veja aqui o endereço dos Postos de Atendimento do Detran em Sorocaba, São Paulo.