Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Toyota Sorocaba vai exportar Etios para Paraguai e Uruguai

Nesta sexta-feira (31) a Toyota anunciou que a fábrica de Sorocaba iniciará as exportações do carro compacto Etios para mais dois países da América do Sul, o Uruguai e Paraguai. Os dois países já começam a receber a versão Etios Hatchback XLS a partir de novembro, estima-se que as vendas já comecem na primeira semana do mês de dezembro. A expansão das vendas para outros países da América Latina aumentará a produção da fábrica da montadora em Sorocaba, que atualmente trabalha em sua capacidade máxima, em 2014 a fábrica deverá atingir a produção de 84 mil veículos, que agora atendem a quatro mercados: brasileiro, argentino, paraguaio e uruguaio.


A planta sorocabana já exporta o compacto produzido no município para a Argentina. Apesar da crise econômica do país, o Etios vende muito bem, alcançando uma participação de mercado de 10%. Por mês aproximadamente 2.500 veículos são exportados para o mercado argentino.

O sucesso da Toyota tem surpreendido, mesmo com o setor automotivo brasileiro caindo 9%, entre janeiro e setembro, a montadora vendeu 136 mil veículos no Brasil, o que representa um crescimento de seis por cento  em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da companhia no país, Koji Kondo, 2014 foi um ano excelente para a empresa em toda a América Latina e Caribe, mas principalmente aqui no Brasil, inclusive as duas fábricas, em Sorocaba e Indaiatuba (ambas no Estado de São Paulo), estão operando com sua capacidade máxima.

Fábrica de Motores em Porto Feliz
Para dar conta da demanda a Toyota está construindo em Porto Feliz, município da Região Metropolitana de Sorocaba, uma nova fábrica de motores com investimentos de R$ 1 bilhão, a unidade deve ficar pronta no primeiro semestre de 2016, num primeiro momento ela será responsável pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do compacto Etios produzido na fábrica de Sorocaba, mas no futuro a unidade abrigará também a linha de produção para motores do Corolla, que é feito em Indaiatuba (SP). A localização da planta em Porto Feliz foi uma questão estratégica, isso porque o município localiza-se aproximadamente 30 km de ambas as cidades.

A produção inicial de motores na nova fábrica deve ser de 70 mil motores por ano. Já a capacidade produtiva total da planta será de 200 mil motores por ano, por isso é que futuramente ela deve também ficar responsável pela produção dos motores também do Corolla.