Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastro Único Municipal para vagas em creches começam dia 03

Nesta segunda-feira (03/11) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária de Educação (Sedu), anunciou a abertura de inscrições para o Cadastro Municipal Único (CMU), voltado exclusivamente para crianças de 0 a 3 anos que ainda não são atendidas pela Rede Municipal de Ensino. As inscrições podem ser feitas em qualquer creche do município até a quarta-feira (05/11), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h.
Imagem crédito: Emerson Ferraz / Divulgação SECOM

O Cadastro Municipal Unificado tem por objetivo identificar a demanda do município, possibilitando o planejamento e organização das ofertas de vagas nos CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede municipal e também nas instituições conveniadas que atendem a faixa etária da educação infantil (Creche), tornando dessa forma a informação pública e acessível a população sorocabana.

Os pais ou responsáveis que já fizeram a inscrição neste ano, mas que ainda não foram contemplados, devem se inscrever novamente para que suas informações sejam atualizadas e o recadastramento realizado. A novidade desse ano é que agora os responsáveis pela criança poderão escolher até cinco possíveis locais para atender a criança, dentre as opções está a possibilidade de escolher uma creche conveniada ou municipal. Antes havia a possibilidade de escolher apenas um possível local para a criança.

Uma outra novidade é que o responsável poderá informar no momento do cadastro que aceita vaga em qualquer outra creche, caso não haja disponibilidade em uma das cinco escolhidas.

Para participar é necessário apresentar uma série de documentos, tais como:
  • Certidão de Nascimento da criança a ser cadastrada e dos demais filhos de 0 a 18 anos incompletos;
  • Documento de Identificação Oficial com foto e CPF do responsável legal;
  • Comprovante de residência do responsável, deve ser recente. Na falta desse documento pode-se apresentar também uma declaração com firma reconhecida em cartório do proprietário ou locatário do imóvel.
  • Laudo médico (se a criança tiver necessidade especial ou doença grave);
  • Documento que comprove a participação no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (se houver);
  • Declaração de matrícula escolar do responsável legar, de até 18 anos, comprovante que estuda em escola pública no período diurno (se houver);
  • Caso seja servidor público apresentar também o recibo de pagamento de salário atualizado;


O Secretário da Educação de Sorocaba, José Simões Almeida Júnior, ressaltou para que os pais e responsáveis não confundam o Cadastro Municipal Único com vagas em creche. “O cadastro é uma solicitação de vaga. A vaga virá depois que os pais forem chamados”, declarou.

A divulgação do resultado será feito a partir do dia 25 de Novembro pelo site educacao.sorocaba.sp.gov.br e também no Jornal do Município de Sorocaba.

Última edição: 31 de Outubro de 2014