Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como tirar Certidão de Quitação Eleitoral

Os brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos, por lei, são obrigados a votar, quando não o fizer deverá efetuar a justificativa dentro do prazo, caso contrário pode ter o título cancelado. Um documento muito importante para comprovar que está de acordo com a Justiça Eleitoral é a Certidão de Quitação Eleitoral. O documento é exigido em muitas situações do dia a dia, como conseguir um novo emprego e tirar passaporte ou outro documento que demande a quitação eleitoral. Abaixo confira como solicitar o documento pela internet através do site do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
No dia da eleição o eleitor recebe um pequeno papel para comprovar que ele votou em termina eleição, no entanto a maioria das pessoas costuma não dar importância a ele. A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que pode substituir o comprovante de votação pois ela comprova que o eleitor até a presente data está quite com a Justiça Eleitoral.

A emissão deve ser feita no site do TSE ou TRE-SP, veja os links da ferramenta abaixo:


Não é necessário emitir a certidão nos dois portais, pois ambos têm a mesma validade. Selecione a opção [Li os termos e desejo emitir ou validar uma Certidão de Quitação Eleitoral], na mesma tela abrirá duas opções, uma para emitir e outra para verificar autenticidade, selecione a opção [Emissão de Certidão]. Na janela seguinte será necessário informar alguns dados como: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, filiação (nome dos pais). Se todas essas informações estiverem corretas será gerado uma Certidão informando a Quitação Eleitoral, caso você não esteja quite ou não seja gerada por divergência cadastral será necessário comparecer ao Cartório Eleitoral.

Como descobrir o número do Título de Eleitor
Se você precisa do número do Título de Eleitor, seja para justificar ou para outro documento, poderá acessar a página Título e Local de Votação e efetuar uma consulta por nome, basta informar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

O Cartório Eleitoral de Sorocaba fica na Praça da Maçonaria s/nº no Bairro Mangal.
Referência: próximo ao Colégio Salesiano, no antigo “Fórum Novo”.
Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 12h às 18h, exceto feriado.


Se você estiver com o Título de Eleitor em situação irregular deverá entrar em contato com o Cartório Eleitoral para regularizar a sua situação.