Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Consulta de prontuário do veículo pela placa e Renavam

Pela internet hoje é possível realizar diversos serviços, inclusive muitos órgãos públicos disponibilizam ferramentas de consulta online, além de proporcionar mais comodidade para o cidadão elas também podem diminuir a demanda pelos serviços presenciais. Na matéria de hoje vamos falar sobre a consulta de documentação do veículo do Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito), o serviço é gratuito e está disponível para toda a população na internet, para usar é preciso apenas saber o número da placa do veículo e também no Renavam (Registro Nacional do Veículo). A 19ª Ciretran de Sorocaba tem uma grande demanda por serviços básicos como este, inclusive muitos dos quais estão disponíveis na internet.


A consulta de documentos do veículo é de competência do Departamento de Trânsito Estadual, dessa forma cada estado tem um site do Detran. O tutorial abaixo é válido para consultas no estado de São Paulo, tendo o resultado da consulta em âmbito nacional, pois o Renavam é válido em todo território nacional, não sendo alterado nem mesmo com a transferência do veículo para outro estado. Com a ferramenta online é possível consultar multas do veículo, infrações e débitos que podem impossibilitar a sua utilização.

Consulta
A consulta é simples de ser utilizada, siga o passo a passo abaixo:

  • 1º Acesse o site do Detran SP www.detran.sp.gov.br
  • 2º Selecione a opção Veículos, que está localizada entre a opção "CNH – Habilitação" e "Infrações"
  • 3º Informe a Placa do Veículo que deseja consultar e o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo);
  • 4º Informe os caracteres da captcha (imagem de verificação);


Se todos os dados estiverem corretos na próxima tela será possível visualizar o prontuário do seu veículo. A pesquisa inclui débitos e restrições de veículos dos últimos doze meses.

Antigamente para utilizar esse serviço era necessário estar logado no site do Detran SP. Para facilitar o acesso o serviço foi liberado para utilização apenas informando o número da placa e o Renavam. Tal serviço é muito importante para o proprietário, mas também para aqueles que querem comprar um veículo usado, pois apresenta o prontuário atualizado e caso exista algum débito, restrição ou multa será apresentado no resultado da pesquisa.

Se quiser consultar a existência de multas e pontos da CNH, acesse aqui

Consulta presencial
Caso esteja com dificuldade em realizar a consulta poderá comparecer a 19ª Ciretran de Sorocaba que fica na Rua Quinze de Agosto, nº 4.800, no Jardim Leocádia. Atendimento de segunda a sexta das 8h ao 12h e das 13h às 17h. Se preferir você poderá também realizar a consulta no Posto do Detran no Poupatempo de Sorocaba, que fica ao lado do Terminal São Paulo, para mais informações ligue para o Disque Poupatempo 0800-772-3633.

Atenção: Ao comprar um veículo usado, não aceite formulários de consulta realizado pelo proprietário do veículo. Para a sua segurança prefira realizar a consulta pela internet, pois é possível consultar o prontuário atualizado e comprovar a veracidade das informações.