Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encerrado o cadastro no Nossa Casa em Sorocaba

A Prefeitura Municipal de Sorocaba encerrou neste sábado (15) o cadastro pela internet no programa Nossa Casa. A pesquisa habitacional tem o objetivo de identificar a demanda habitacional do município e também para selecionar interessados em adquirir uma casa ou apartamento popular dos programas habitacionais, como: Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e o Casa Paulista e CDHU do Governo do Estado de São Paulo. O cadastro teve uma grande demanda, sendo registados mais de 40 mil inscritos.

Residencial em Construção no Cajuru em Sorocaba (Crédito Imagem: Alexandre Lombardi (Secom)



O formulário de cadastro já foi retirado do site da prefeitura. Porém a atualização do cadastro continuará disponível para quem já realizou a inscrição.


Até o momento não há previsão de quando o cadastro será reaberto para a população que perdeu o prazo. Vale lembrar que a inscrição ficou disponível pela internet e também nas Casas do Cidadão por quase um ano e que foi realizado uma intensa divulgação nas mídias e também em locais públicos como: terminais de ônibus, escolas, postos de saúde, CRAS´s, Casas do Cidadão etc.

Prioridade
O programa Nossa Casa foi criado pela prefeitura para ajudar as famílias sorocabanas que não possuem casa própria. Através do formulário de interesse que foi disponibilizado na internet as famílias que ganham até 10 salários mínimos podem fazer a manifestação de interesse, com isso é possível gerir melhor os programas habitacionais e as políticas de habitação. A prioridade é dada para aquelas famílias que ganham até R$1.600 (hum mil e seiscentos reais) por mês, pois se enquadram na faixa (I) dos programas habitacionais, também tem prioridade aquelas que famílias que recebem atualmente o Aluguel Social (Bolsa Aluguel), moram em áreas de risco ou tenham algum tipo de vulnerabilidade social.

6.540 moradias

Uma das promessas de campanha do atual prefeito (Antonio Carlos Pannunzio) foi a viabilização de cinco mil moradias para famílias de baixa renda que vivem no município, promessa essa que já vem sendo cumprida. Só no primeiro ano de mandato a Prefeitura já tinha 6.540 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos. Entra elas podemos citar o Residencial Carandá, Residencial Altos do Ipanema II, ambos na região do Parque São Bento na Zona Norte de Sorocaba, além do “Residencial Bem Viver” no Jardim Cajuru, “Viver Melhor” no Jardim Betânia, Nikkey na Aparecidinha e um Residencial no bairro do Horto.

Cartas
A Sehab (Secretária de Habitação) está enviado a todas as famílias cadastradas uma carta confirmando a inscrição, essa correspondência não garante o atendimento, ela é apenas a confirmação que a inscrição foi feita. Depois disso a família entra no programa de avaliação e confirmação das informações socioeconômicas do cadastro.