Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Inscrições abertas para cursos gratuitos da escola de Construção Civil de Sorocaba

A cidade de Sorocaba vai ganhar uma Escola de Construção Civil que será responsável pela formação de profissionais em uma área que tem apresentado bastante carência no município. Serão oferecidos cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos. O projeto da prefeitura abre inscrições a partir de hoje (18) e não requer comprovação de escolaridade, basta ser maior de dezoito anos e morar em Sorocaba ou Região.
Construção Civil é um dos setores que mais geram empregos em Sorocaba

Os alunos que participarem receberam todo material didático, uniforme e também uma bolsa auxílio no valor de R$420,00 (quatrocentos e vinte reais) ao final do curso, caso estejam desempregados e não sejam beneficiados pelos programas sociais do governo. As vagas são limitadas.

Cada cursos disponibilizará 15 vagas, sendo três delas para moradores de cidades da região de Sorocaba, veja abaixo a lista completa:


  • Pedreiro – 15 vagas
  • Encanador – 15 Vagas
  • Assentador de Pisos e Azulejos – 15 Vagas


Total de vagas: 45


As aulas serão três vez por semana no período da manhã ou da tarde e contarão com duração de 3h20min.

As inscrições deverão ser realizadas na sede da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios) que fica na Avenida General Osório nº1.840 no Altos do Trujillo. O candidato que tiver dúvidas poderá entrar em contato pelo telefone (15) 3316-1666 ou então pessoalmente na unidade. No ato de inscrição é preciso levar:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Endereço;


Os Cursos não serão aplicados na Uniten, eles serão realizados na Rua Orsini Diniz Camargo nº 101 no Júlio de Mesquita Filho. Os cursos terão tanto a parte teórica quanto a prática.

O setor de Construção Civil tem encontrado bastante dificuldade para encontrar profissionais interessados em trabalhar na Construção Civil em Sorocaba. O curso é uma oportunidade para aquelas pessoas que estão fora do mercado de trabalho e querem apreender uma nova profissão. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Sorocaba tem tido um aumento expressivo no número de vagas nessa área.

"A procura por estes profissionais é muito grande, mas não os encontramos com muita facilidade. Temos uma oferta escassa. O curso formará mão de obra qualificada para o trabalho e estamos muito animados com a perspectiva de oferecermos à população capacitação com geração de emprego e renda" Ressalta Maria Inês Moron Pannunzio, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

A inauguração da Escola de Construção Civil de Sorocaba está marcada para o dia 17 de Abril e deve contar com a presença da primeira-dama de estado, Lú Alckmin.