Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como tirar Atestado de Antecedentes Criminais

Quando se vai conseguir um emprego ou realizar alguma tarefa que exige a comprovação de idoneidade é muito comum a solicitação do Atestado de Antecedentes Criminais, ele é um documento usado sempre que o trabalhador deseja obter um novo registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) pois ele da para o empregador a garantia que o funcionário não é nenhum foragido da polícia. Em Sorocaba é possível tirar o atestado no Posto do Poupatempo ou ainda nas Casas do Cidadão, mas você sabia que esse serviço também é oferecido gratuitamente através da internet? Pois é fornecido por um órgão da Secretária de Segurança Pública (SSP) através do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) e é válido apenas para os RG´s emitidos no estado de São Paulo e que possuam o dígito verificador. Vamos explicar também como emitir o atestado de antecedentes criminais da Polícia Federal, pois em alguns casos ele pode ser solicitado.
Algumas pessoas costumam chamar o documento de Atestado de Bons Antecedentes, caso não tenha nenhum registro no documento, o documento é o mesmo. Pois o Atestado de Antecedentes Criminais nada mais é do que uma declaração negativa ou positiva de existência de débitos com a justiça criminal.

Emissão pela internet

Para tirar o Atestado pela internet é necessário que o RG (Registro Geral) tenha sido emitido no estado de São Paulo e que ele possua o chamado dígito verificador. O processo de emissão é bem simples, acesse o site abaixo:
www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx
Selecione a opção 'Solicitar Atestado' na página seguinte você só precisa responder a sete perguntas, são elas:

  • Nome Completo;
  • Número do RG com o dígito;
  • Data de Expedição do documento;
  • Sexo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome do Pai;
  • Nome da Mãe;


Digitada essas informações você só precisa selecionar a opção “pesquisar” para que o sistema faça a validação dos dados e emita o atestado online.

Se houver divergência de informações com a base de dados da SSP, muito provavelmente o documento não será emitido, neste caso você deverá procurar o Poupatempo ou então uma das Casas do Cidadão para que seja expedido na hora o documento. A emissão de atestados não possui nenhum custo.

Já o atestado da Polícia Federal pode ser emitido aqui.

Poupatempo

O Poupatempo também emite o Atestado de Antecedentes Criminais, em Sorocaba no momento não é preciso realizar o agendamento para este tipo de serviço. O Poupatempo fica na Rua Leopoldo Machado nº525 no Centro de Sorocaba.
Referência: fica ao lado do Terminal São Paulo.
Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13hrs.
Telefone: 0800-772-3633 (Disque Poupatempo)

Casa do Cidadão

Em Sorocaba são atualmente seis Casas do Cidadão que realizam também a emissão gratuita do atestado de antecedentes criminais, confira abaixo os endereços:

Casa do Cidadão – Av. Ipanema
Avenida Ipanema nº 3.349 na Vila Helena (ref: próximo a Área de Transferência da Av. Ipanema).
Telefone: (15) 3313-1112 ou 3223-3777

Casa do Cidadão – Itavuvu
Avenida Itavuvu nº 3.415 no Pq. Laranjeiras (ref: ao lado do Shopping Cidade).
Telefone: (15) 3226-8192 ou 3226-8157

Casa do Cidadão – Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassu nº 180 no Éden.
Telefone: (15) 3335-3480

Casa do Cidadão – Ipiranga
Rua Estado de Israel nº 424 no Jd. Ipiranga.
Telefone: (15) 3229-2950

Casa do Cidadão – Brigadeiro Tobias
Avenida Bandeirantes nº 4.155 no Brigadeiro Tobias.
Telefone: (15) 3236-4371 ou 3236-4295

Casa do Cidadão – Nogueira Padilha
Avenida Nogueira Padilha nº 1.460 na Vila Hortência.
Telefone: (15) 3233-9975

Utilize preferencialmente a emissão do documento pela internet, caso não consiga emitir o Atestado de Antecedentes Criminais por erro ou por ele ser de outro estado, favor comparecer ao Poupatempo ou a uma Casa do Cidadão para que seja emitido gratuitamente.