Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aprendiz Paulista oferece oportunidades do 1º emprego em Sorocaba

O programa Aprendiz Paulista tem como objetivo incentivar os jovens com idade entre 14 e 24 anos a entrar no mercado de trabalho. Ele é um programa de intermediação de obra criado pelo governo do Estado de São Paulo e atende a todos os estudantes do Centro Paula Souza, visando buscar uma oportunidade compatível com a jornada de estudos do aluno. Os interessados podem realizar um cadastro pela internet através do Emprega São Paulo dessa forma o empregador poderá ter acesso ao perfil do candidato. Em Sorocaba são disponibilizadas vagas para os alunos do Centro Paula Souza com regularidade, pois toda empresa de médio e grande porte é obrigada pela lei 10.097 de 2000 a destinar pelo menos 5% das vagas para os aprendizes.


O Aprendiz Paulista realiza a intermediação entre o aluno e o mercado de trabalho. Ele não tem nenhum custo para o empregador, que pode anunciar gratuitamente as suas vagas de emprego voltadas exclusivamente para aprendizes.

Existe uma lei que determina que todas as empresas de médio e grande porte devem destinar entre 5% e 15% das suas vagas para os chamados aprendizes, cuja função principal é a formação profissional e capacitação prática para o mercado de trabalho. A empresa deve proporcionar ao aprendiz um ambiente de aprendizado com o devido acompanhamento. Além disso a carga horárias deve ser compatível com a jornada de estudos e o regime de contratação é via contrato de aprendizagem.

Como se cadastrar

O cadastro de currículo deve ser feito gratuitamente pela internet, basta que o interessado acesse o Portal Emprega São Paulo:


Após acessar o site selecione o quadro Aprendiz Paulista (segundo quadro) em seguida você verá a opção: “Aluno faça seu cadastro gratuito” e também “Empregador faça seu cadastro gratuito”. O cadastro é feito através do preenchimento de um simples formulário e do cadastramento de um usuário e uma senha de acesso. É importante guardar o usuário e a senha pois eles serão requeridos nos futuros acessos ao sistema.

Normalmente os contratos de aprendizagem tem duração de 6 meses, podendo chegar a até dois anos (tempo máximo que uma pessoa pode ser aprendiz).

Muitos empregadores têm reclamado de dificuldades em encontrar trabalhadores aprendizes para cumprir a legislação e a cota mínima, por conta disso o Emprega São Paulo criou na internet um ambiente favorável para a localização de candidatos e também de oportunidades de estágio ou aprendizagem, acesse o Emprega SP e confira todas as vagas disponíveis em Sorocaba.