Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Emissão de Passaporte em Sorocaba - Procedimentos e Endereços

O Passaporte é um documento obrigatório para todos que vão viajar para fora da América do Sul inclusive para as crianças, ele é um documento muito importante e é emitido pelo Departamento da Polícia Federal (DPF), em Sorocaba foi criado um novo posto para emissão de passaportes devido a grande demanda pelo serviço, que fica no Villàgio Shopping, a unidade da Rodovia Raposo Tavares continua funcionando, só que lá são emitidos prioritariamente os passaportes emergenciais. Atualmente a taxa cobrada pelo documento comum é de R$156,07 (cento e cinquenta e seis reais e sete centavos), o valor passa a ser o dobro caso você já tenha feito passaporte anteriormente mais perdeu ou foi extraviado.


Como fazer passaporte

Primeiro é necessário acessar o site do DPF (Departamento de Polícia Federal)
Selecione a opção “REQUERER PASSAPORTE”, em seguida selecione “Emissão de Passaporte”, posteriormente é necessário fazer o preenchimento de um formulário disponibilizado pelo site, é importante preencher todos eles com atenção, pois qualquer erro pode cancelar o procedimento.

Após o preenchimento será gerado a Taxa GRU (Guia de Recolhimento da União), ele deve ser paga até a data de vencimento, caso contrário sua solicitação será cancelada. O último passo é a escolha do endereço de atendimento para fazer e buscar o seu passaporte, em Sorocaba são dois postos de atendimento da Polícia Federal. No dia que for comparecer na DPF será necessário levar os documentos que serão relacionados abaixo.

Documentação Necessária – Passaporte Comum

Atenção a foto não é mais necessária pois ele é tirada na hora no momento do comparecimento no Posto de Atendimento da Polícia Federal
1 – Documento de Identificação: RG, CNH, Passaporte anterior, Carteira de Trabalho, etc);
2 – Comprovante de pagamento da taxa de emissão de passaporte (GRU);
3 – Título de Eleitor;
4 – Comprovante que votou nas duas últimas eleições ou Certidão de Quitação Eleitoral;
5 – Documento Comprobatório de Quitação Militar (homens de 18 a 45 anos);
6 – Certidão de Naturalização (para naturalizados);
7 – Passaporte anterior (quando houver, a não apresentação causa o pagamento da GRU em dobro, exceto nos casos de roubo);

Consulte aqui a lista de documentos para menores de 18 anos, passaportes emergenciais, para não brasileiros, entre outros.

Onde Fazer – Endereços

Depois de fazer todo o requerimento do passaporte através da internet, o interessado deverá comparecer no Posto de Atendimento da Polícia Federal escolhido no momento da solicitação. Em Sorocaba são duas unidades, veja abaixo os endereços:

Posto de Emissão de Passaportes Villàgio Shopping

Endereço: Praça Pio XII, nº 65 – Santa Rosália, Sorocaba/SP (Posto Fechado)
Telefone para informações sobre procedimentos para emissão do passaporte ligue para a central de atendimento do Departamento de Polícia Federal: 194 (de segunda a domingo, das 6h à meia noite).
Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 10h às 20h, exceto feriados.

Departamento da Polícia Federal – Sorocaba

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 103,5 – Jardim Itanguá, Sorocaba/SP.