Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Trem da CPTM de Sorocaba - São Paulo

A CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) realizou uma audiência pública em julho de 2013 para apresentar o projeto que ligará Sorocaba - São Paulo através de trens da CPTM, em Sorocaba serão duas estações uma na região central da cidade e outra no bairro Brigadeiro Tobias. O investimento na linha de Sorocaba a São Paulo é de R$ 4,3 bilhões de reais. O Edital da licitação será divulgado em Outubro de 2013, e a partir do inicio das obras deve ser concluído em até três anos.

foto: Ricardo Guimarães

O Trem sairá da região Central de Sorocaba, fazendo parada na estação do bairro Brigadeiro Tobias, em seguida uma parada está programada na cidade de São Roque, terminando na Estação da Água Branca em São Paulo. Em São Paulo e Sorocaba haverá interligação com as estações e terminais de ônibus, o que deve tornar o serviço ainda mais atrativo para a população.

Demanda de Sorocaba - São Paulo é muito grande 
Atualmente a Viação Cometa (empresa que faz linha Sorocaba - São Paulo) possui ônibus com frequência aproximada de 10 em 10 minutos. Além disso é muito grande o número de passageiros que viajam até a capital em vans clandestinas que partem de uma rua em frente ao Terminal São Paulo em Sorocaba e possui uma frequência alta de viagens, durante o dia é possível ver várias vans estacionadas na via esperando passageiros. O preço mais acessível é o principal motivo que leva os passageiros a usarem o transporte clandestino.

Já quem decide ir de carro até São Paulo tem outro desafio, enfrentar o trânsito que torna a viagem estressante e demorada.

O Trem Sorocaba - São Paulo

O preço e o tempo da viagem 

O tempo da viagem total deve ser de aproximadamente 50 minutos. O valor da passagem será inferior ao custo de uma viagem de carro e deve ser mais barata do que a de ônibus. Os trens terão uma composição de 300 a 900 lugares e as partidas devem acontecer de 15 em 15 minutos, em horários de pico a linha comportará trens saindo a cada 3 minutos.

Características 

Linha Férrea terá 87,65 km de extensão em via dupla;
Velocidade comercial de 160 km/h;
Tempo de viagem de aproximadamente 50 minutos;
Previsão de intervalo em horário normal de 15 em 15 minutos;
4 Estações - Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Centro de Sorocaba;

O projeto inclui plataformas de embarque e desembarque, galerias comerciais, terminal de ônibus de ônibus urbano, terminal rodoviário de Sorocaba e estacionamento de veículos.

Se a nova rodoviária de Sorocaba for feita na estação do bairro Brigadeiro Tobias o serviço irá atrair usuários da "Região Metropolitana de Sorocaba", com isso os moradores da região poderão pegar um ônibus intermunicipal até a estação e fazer a ligação com trem até São Paulo. Por enquanto só sabe que o transporte público de Sorocaba e o de São Paulo deve ser integrado.

Traçado do Trem Regional de Sorocaba - São Paulo (Divulgação)

Estação Água Branca em São Paulo 

A estação para o Trem intercidades da Capital será a Estação da Água Branca, atualmente por esta estação passa a linha 7 - Rubi da CPTM e está planejado receber também a Linha 8 - Diamante da CPTM e Linha 6 - Laranja do Metrô. 


O Trem Intercidades 

O Projeto do Trem Intercidades além da linha Sorocaba - São Paulo, deve ter também uma malha férrea interligando as regiões de Santos e Jundiaí à Capital.

Serão ao todo 436km e o  investimento será de mais de R$ 18,5 bilhões de reais e quando finalizado deverá transportar uma média de 500 mil passageiros por dia. O primeiro vai ligar Campinas, Americana, Jundiaí, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos e o outro ligará São Paulo a Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba.

Segundo Guilherme Afif Domingos que é Vice-Governador do estado de São Paulo e também presidente do Conselho Gestor de PPP´s a concorrência pública através do processo licitatório será fechada em Outubro de 2013 e as obras deveram começar em 2014.