Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Região de Sorocaba ganhará novo aeroporto

A região de Sorocaba em breve ganhará um novo aeroporto, distante apenas 40km de Sorocaba o novo aeroporto será construído em São Roque. O empreendimento deve se destacar por ser um dos mais modernos do país, a pista por exemplo terá 2.800 metros de extensão, sendo portando maior que a do aeroporto da capital Congonhas que tem aproximadamente 1.900 metros. O projeto é da JHSF em parceria com a CFLY Aviation e terá custo aproximado de R$ 1,6 bilhão. O empreendimento particular visa a classe executiva, no entanto futuramente poderá tornar-se alternativa para outros aeroportos de São Paulo como Congonhas e Viracopos  pois o setor aéreo tem tido um crescimento muito grande no país.

Planta do Aeroporto
Imagem: Divulgação


As obras 
As obras do novo aeroporto deve começar em Setembro de 2013, e devem empregar cerca de cinco mil pessoas direta e indiretamente. O empreendimento deve ficar pronto até setembro de 2015, pois segundo o cronograma o prazo estimado de obras é de dois anos.


No dia 25 de Julho de 2013 o Ministro da Aviação Civil Wellington Moreira Franco autorizou a construção de um aeroporto privado nas proximidades do Rodoanel em Parenheiros, ele também afirmou que em aproximadamente 15 dias deve sair a autorização para o aeroporto de São Roque e de um heliponto na Zona Oeste de São Paulo.


A aviação é um dos setores que mais crescem no Brasil, é preciso criar alternativa para desafogar os aeroportos nos próximos anos, isso porque o setor cresce em média 6% ao ano. Não há tempo suficiente que o aeroporto funcione como alternativa para a Copa, anteriormente a empresa avia anunciado que o empreendimento poderia funcionar como alternativa em 2014, no entanto essa hipótese já está descartada pois as obras devem ser iniciadas apenas em setembro de 2013. O empreendimento está sendo chamado de "Catarina".


O aeroporto será construído na Rodovia Castelo Branco no Km 60 em São Roque.


O Trem de Sorocaba - São Paulo 
Outra boa notícia para a região é que o trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve ter uma parada em São Roque, portanto deve facilitar o acesso tanto para quem vem da capital quanto para quem sai de Sorocaba, embora o Aeroporto seja situado na Castelo Branco.