Sorocaba testa lâmpadas de LED na iluminação pública

A Prefeitura de Sorocaba iniciou no inicio do mês de maio um teste com Lâmpadas de LED o objetivo do teste que deve durar cerca de 30 dias é analisar o consumo, uniformidade da luz e a redução do impacto ambiental e visual que este tipo de iluminação pode contribuir para a cidade, além disso um fator importante é que as lampadas de LED são mais econômicas e também proporcionam uma visualização mais agradável do que as lâmpadas de sódio a vapor que são amarelas.
Crédito Mario Chaves (divulgação)


Serão realizados testes de Fotometria, que analisará o desempenho e qualidade da luz para uma possível troca de todas as lâmpadas no município.

O teste está sendo feito na avenida Dom Aguirre, na parte que vai da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) até o Hotel Chamonix.
foto divulgação

Benefícios das Lâmpadas de LED


  • Elas consomem até 40% menos do que as de Sódio a Vapor (amarelas);
  • Possuem cor branca tornando o ambiente mais bonito e menos impactado pela iluminação artificial;
  • Duração de uma lâmpada de LED varia de 5 a 10 anos bem mais que as convencionais que exigem uma troca e manutenção constante;


São poucos os locais no Brasil que possuem este tipo de iluminação, um deles é a Avenida Paulista na Capital, o Rio de Janeiro recentemente anunciou que toda a sua iluminação pública deve ser substituída pelas lâmpadas de LED até 2016.

Custos para Sorocaba

A troca total das lâmpadas por LED em Sorocaba deve custar cerca de R$70 milhões  e deve ser feita por meio de PPP (Parceria Público Privada), a mudança se aprovada deve ser feita por meio de Licitação e deve começar primeiro em Parques, Praças e pontos turísticos da cidade de Sorocaba, posteriormente as principais avenidas até atingirem todo o município.

Nossa Opinião

Atualmente a iluminação por lâmpadas de sódio a vapor prejudicam a imagem noturna na cidade, pois causam uma certa “poluição visual” além de não terem visualização tão agradável quanto as lâmpadas brancas que deixam a cidade mais bonita.
Quem já teve a oportunidade de passar pela Dom Aguirre durante a noite pode perceber a enorme diferença, elas deixaram a região até mais bonita. Outro fator importante é que Sorocaba foi escolhida pela ONU (Organizações das Nações Unidas) como uma das sete cidades do país a receberem investimentos para acelerar o crescimento urbano sustentável, então trocar toda a iluminação pública por lâmpadas de LED poderia ser uma das ações e uma grande conquista para os sorocabanos e também uma ação sustentável e mais ecológica.
Tecnologia do Blogger.