Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cartório Eleitoral Zona 137 de Sorocaba - Endereços e como fazer Título de Eleitor

O Cartório Eleitoral de Sorocaba é o órgão responsável pela emissão do título de eleitor, segunda via, regularizações, pagamento de multas, transferências e pendencias junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Sorocaba o cartório eleitoral possui uma grande estrutura para atender os munícipes. Caso você precise emitir documento, 2ª via ou regularizar alguma pendência deverá dirigir-se até o mesmo. Fique sabendo o endereço e saiba que é possível fazer o pré-cadastro do Título Eleitoral pela internet assim você ganha tempo.

Onde fica o Cartório Eleitoral de Sorocaba

A Zona 137 - Cartório Eleitoral de Sorocaba fica na Praça da Maçonaria s/n no Bairro Mangal, no antigo Fórum Novo, próximo ao colégio Salesiano.

Horário de Atendimento

Desde Janeiro de 2012 o cartório passou a funcionar das 12h às 18hrs.

Fazer o título de eleitor pela internet

Pela internet é possível fazer o agendamento, acesse o Título Net  no site do TSE e faça um pré cadastro para a solicitação do documento. Em até 5 dias corridos você deverá comparecer ao Cartório Eleitoral com os seguintes documentos para a retirada:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Comprovante de Serviço Militar obrigatório ( Para homens maiores de 18 anos).


Caso você não queira fazer o agendamento pela internet, poderá comparecer diretamente ao Cartório com os mesmos documentos, o pré-cadastro serve apenas para agilizar o atendimento e o cadastro do cidadão. Em ano não eleitoral ele pode ser obtido a qualquer momento, já em ano de eleição ele deve ser solicitado até 5 meses antes da eleição, depois desse prazo é necessário aguardar o encerramento do período eleitoral para emitir o documento.

O Título de Eleitor pode ser emitido a partir dos 16 anos de idade. Apesar de ser obrigatório apenas para quem tem mais de 18 anos, os jovens vem ganhando cada vez mais interesse no senário político, isso porque eles querem ajudar a decidir também o futuro de nosso país. Outra vantagem de se fazer o título de eleitor já com 16 anos é que você poderá realizar alguns serviços da Receita Federal e de alguns órgãos pela internet como por exemplo a emissão gratuita do CPF pela internet que só pode ser realizada por quem já possui o Título de Eleitor.