Inscrição no Minha Casa Minha Vida I em Sorocaba


A cidade de Sorocaba tem recebido muitos investimentos na habitação, tanto com programas do governo estadual quanto do governo federal como por exemplo o programa Minha Casa Minha Vida. Em 2012 a prefeitura entregou 800 moradias (480 apartamentos no Altos do Ipanema e 320 Casas no Parque das Árvores. Hoje vamos falar sobre a inscrição na primeira fase do programa, como ele funciona e como deve ser feita a inscrição.


Quem pode participar dessa primeira fase? 

Podem participar famílias com renda de 0 até R$1.600,00 por mês e que não possuam imóveis próprios na cidade de Sorocaba e nem em outra localidade do território nacional. As famílias também não podem ter sido contemplado com algum imóvel de programa habitacional seja ele do município, estado ou do governo federal, como por exemplo: CDHU, Casa Paulista, Cohab, etc.


Como são os imóveis do programa? 

São casas ou apartamentos na maioria das vezes de 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O tamanho varia mais o mais comum é de 44m² por unidade habitacional. Todos os imóveis do Minha Casa Minha Vida são construídos com toda a infraestrutura água, luz, esgoto, telefonia, asfalto, transporte público, etc.


Quanto Custa? 

O Financiamento do programa Minha Casa Minha Vida 1 é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) o prazo de financiamento é de até 10 anos e as famílias pagaram de 5% a 10% da renda, o restante é financiado por meio de recursos públicos. A prestação mínima é de R$25,00 por mês.


Como fazer a inscrição para Casas ou Apartamentos cidade de Sorocaba 

A Prefeitura decidiu priorizar conforme a sequência famílias de áreas de risco, áreas verdes, que moram de aluguel ou de favor. A inscrição devem ser realizados na Secretária de Cidadania de Sorocaba que fica na Rua Santa Cruz nº116 no Centro de Sorocaba, próximo ao Terminal São Paulo. Deverá passar pelo atendimento com os Assistentes Sociais do municípios e caso a família esteja dentro dos critérios de renda será realizado a inscrição e CadÚnico (Cadastro Único).


O Bolsa Aluguel ou Aluguel Social 
A prefeitura de Sorocaba paga um benefício as famílias de áreas de risco ou consideradas emergentes, o chamado Bolsa Aluguel é um valor depositado pela prefeitura diretamente na conta do proprietário do imóvel. Para receber o benefício é necessário que a família não tenha condições de pagar aluguel e também que seja encaminhada pela Defesa Civil ou Assistência Social do Município.


A cidade de Sorocaba deverá receber nos próximos anos mais de 7 mil moradias do Minha Casa Minha Vida e outros programas habitacionais. A cidade com isso deve diminuir drasticamente o déficit habitacional no município.